PTIINCLUS OHUGODINIZmodelo elaboracao trabalho academico 2013atualfinal 2

Páginas: 20 (4939 palavras) Publicado: 7 de maio de 2015










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2

2 DESENVOLVIMENTO 7

3 CONCLUSÃO......................................................................................................... 15

4 REFERÊNCIAS................................................................................................. 17
1 INTRODUÇÃO
O trabalho abordará as possibilidades de inclusão de pessoas com deficiência no 3º e 4º ciclos da escola regular, que no Município de Betim correspondem ao intervalo da 5ª até 8ª série do ensino fundamental.
Foram pesquisadas as escolas Isaura Coelho e José Miranda Sobrinho. O objetivo geral deste trabalho é buscar as causas, internas eexternas, da exclusão sócio educacional, no Município de Betim, assim como dos obstáculos impostos aos direitos da pessoa com deficiência, nos anos de 2005 e 2006.
Como ações específicas a serem efetuadas, destacam-se: identificação das evidências de possibilidades de inclusão no Município, a partir dos parâmetros instituídos pelo decreto lei 3298. Assim como, identificação dos principaisóbices e facilitadores de acesso para as pessoas com deficiência e portadoras de necessidades especiais nas escolas de Betim.
O referencial metodológico utilizado constou de uma pesquisa descritiva, análise documental de pesquisas, entrevistas, estudo bibliográfico e observações do cotidiano das escolas através de pesquisa de campo.
Como resultado desse trabalho, foramidentificados vários obstáculos à inclusão. Destacando dentre estes, o distanciamento entre os envolvidos no processo, a falta de formação dos professores para trabalharem com alunos com deficiência e a falta de cumprimento das leis por parte do poder público, desconsiderando assim os direitos das pessoas com deficiência.
Como possibilidades podem-se destacar o empenho da maioria dosprofessores em prol da inclusão de pessoas com deficiência, muitos alunos inseridos nas escolas e o aumento de ações que propiciem a realização da inclusão.
Na evolução histórica dos serviços de atendimento às pessoas com deficiência, surgiram três paradigmas que permearam as ações.
São eles:
• Paradigma da institucionalização;
• Paradigma de suporte;• Paradigma de serviços;
Esses paradigmas serão abordados no primeiro capítulo mais detalhadamente, porque foram de suma importância para a compreensão do atendimento ao deficiente e para a relação da sociedade com a pessoa com deficiência, traduzindo contextos dentro de uma evolução histórica excludente. Isso se deu pelo fato de eles se apresentarem a partir de uma visão marcadapelo preconceito, em que o portador de deficiência é visto como um ser incompleto, em nome do qual a sociedade fala. Não é propriamente a fala dele, mas a fala da sociedade, que julga expressar a necessidade dele.
O paradigma que vem com uma proposta mais digna e inovadora, mas que ainda não foi totalmente incorporado é o de suporte, propondo que a pessoa com deficiência tenha direitoà convivência não segregada e ao acesso imediato e contínuo aos recursos disponíveis aos demais cidadãos.
Tendo em vista essa proposta, a inclusão escolar e social tem andado lentamente se comparada à exclusão, que é evidenciada pelas dificuldades encontradas por pessoas com deficiência para o acesso à educação e ao convívio social. Com isso, o principal objeto de estudo desse trabalhoencontra-se na análise das possíveis causas da exclusão sócio-educacional, assim como dos óbices impostos aos direitos da pessoa com deficiência.
As causas a serem desveladas podem ser de ordem interna ou externa ao processo educacional, entendendo-se como causa os entraves que ocasionam a exclusão sócio-educacional da pessoa com deficiência e impedem a ocorrência do processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo Elaboracao Trabalho Academico 2013 2
  • Modelo Elaboracao Trabalho Academico 2013 2
  • 2 modelo elaboracao trabalho academico 2014
  • NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
  • Elaboração de trabalhos acadêmicos
  • Elaboracao Trabalho Academico 2013
  • Etapas elaboração de um trabalho academico
  • Modelo para elaboração de trabalho academico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!