psiquiatria

Páginas: 12 (2826 palavras) Publicado: 4 de março de 2014

A esquizofrenia é um distúrbio mental grave caracterizado pela perda do contato com a realidade (psicose), alucinações, delírios (crenças falsas), pensamento anormal e alteração do funcionamento laborativo e social. É um importante problema de saúde pública em todo o mundo. Começa mais freqüentemente entre os 18 e os 25 anos nos homens e entre os 26 e os 45 anos nas mulheres. No entanto, não éraro que comece na infância ou cedo na adolescência. A instalação pode ser súbita, no espaço de dias ou de semanas, ou lenta e insidiosa, ao longo dos anos.
Ate hoje não se conhece nenhum fator especifico causador desse mal. Há, no entanto, evidencias de que seria decorrente de uma combinação de fatores biológicos, genético e ambientais que contribuiriam em diferentes graus para o aparecimento edesenvolvimento da doença. Sabe-se que filhos de indivíduos esquizofrênicos tem uma chance de aproximadamente 10% de desenvolver a doença, enquanto na população geral o risco de desenvolver a doença é de aproximadamente 1%.
Este trabalho tem o objetivo de relatar o estudo de caso de um paciente esquizofrênico, o mesmo foi realizado no Hospital Nosso Lar, na cidade de Campo Grande, MS, noperíodo de 12/02 a 28/02, constitui-se de dados obtidos através de entrevista realizada com o paciente e da analise do prontuário.

Fisiopatologia
esquizofrenia é uma doença que tem fase aguda e crônica e interfere negativamente no convívio familiar do paciente, e o risco de uma pessoa desenvolver este transtorno no decorrer da vida é de 0,7% a 1% e geralmente entre a adolescência a vidaadulta.

A apresentação de agressividade acontece no período agudo da doença, onde há alterações de pensamentos e sensopercepção, delírios e alucinações simultaneamente. Este paciente ainda apresenta comportamento desorganizado, alterações de humor e prejuízo na capacidade de autocuidado, passando a necessitar da intervenção de outras pessoas/familiares.Nesse período é necessário o uso deantipsicótico para melhora dos sintomas e controle de surtos, sendo muitas das vezes preciso fazer o uso de internação com a finalidade de entre outras coisas, proteger o mesmo.

Não existe uma causa especifica para esquizofrenia, acredita-se que decorre da combinação de fatores biológicos, ambientais, psicológico e genéticas.


A esquizofrenia é classificada da seguinte maneira:
- Paranoide: delíriose alucinações;
-Desorganizada
-Catatônica: alteração de motricidade 
-Indiferenciada
-Residual.
Porém vamos nos ater ao tipo PARANÓIDE, por ser a que o paciente em questão apresenta.
A esquizofrenia paranóide é caracterizada por alucinações, delírios visuais e auditivos, os delírios são de grandeza e persecutórios. O individuo se apresenta tenso, desconfiado e retraído, podendo se mostrarhostil e agressivo.



Anamnese
a.a.m, sexo masculino, de cor branca, solteiro, evangélico, possui ensino superior incompleto, passou por muitos tratamentos psiquiátricos, psicológico e internações. foi admitido no hospital para tratamento de doenças mentais aos 43anos em 01/06/2004, e aqui esta internado a nove anos interruptos sem que receba liberação de visita para casa. Apresentadelírios místicos e religiosos, aceita as normas do hospital, tem boa interação com os outros pacientes e com a equipe multidisciplinar, recebe orientação psicológica individual, pois não aceita participar dos grupos.
A.A.M. nasceu de parto normal, sem intercorrências, gestação a termo e desenvolvimento neuropsicomotor normal. Infância e adolescência sem doenças graves, ele é o terceiro de uma prole dequatro.
Tem como característica pessoal ser educado e de fala fluente. Já na infância apresentava alterações de humor, gostava de ficar sozinho, na idade adulta diz nunca ter se relacionado intimamente com nenhuma mulher, sempre morou com os pais antes das internações, tinha poucas amizades, não gostava de ser contrariado, sempre foi muito inteligente, chegou a cursar o primeiro ano do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psiquiatria
  • psiquiatria
  • Psiquiatria
  • Psiquiatria
  • psiquiatria
  • Psiquiatria
  • Psiquiatria
  • Psiquiatria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!