psicomotrocidade

Páginas: 6 (1291 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
“ESCOLA ESTADUAL PEDRO PEREIRA GUIMARÃES”
Rejane Machado Lourenço









TRABALHO DE PSICOMOTROCIDADE







VAZANTE/MG
FEVEREIRO/2014
“ESCOLA ESTADUAL PEDRO PEREIRA GUIMARÃES”





A PROFISSÃO DO PSICOMOTRICISTA












VAZANTE/MG
FEVEREIRO/2014
O presente trabalho tem como finalidade mostrar a importância da psicomotricidade e quão amplo é seuprocesso e sua abrangência. Visto que a psicomotricidade compreende variados aspectos, ela é estudada e praticada por diferentes profissionais, tais como o pedagogo, o profissional de educação física, o psicólogo, o fisioterapeuta, o terapeuta ocupacional e também o psicomotricista. Destacando mais precisamente sobre trabalho de um psicomotricista, a sua competência, onde ele atua e sobre o tipo deespecialização que ele atua. Para um melhor entendimento sobre o assunto, Inicialmente será abordado os conceitos da psicomotricidade, onde ela conquistou uma expressão significativa, já que se traduz em solidariedade profunda e original, entre o presente e a atividade motora.
Historicamente o termo "psicomotricidade" aparece a partir do discurso médico, mais precisamente neurológico, quando foinecessário, no início do século XIX, nomear as zonas do córtex cerebral situadas mais além das regiões motoras.
Com o desenvolvimento e as descobertas da neurofisiologia, começa a constatar-se que há diferentes disfunções graves sem que o cérebro esteja lesionado ou sem que a lesão esteja claramente localizada.  São descobertos distúrbios da atividade gestual, da atividade práxica. Portanto, o"esquema anátomo-clínico" que determinava para cada sintoma sua correspondente lesão focal já não podia explicar alguns fenômenos patológicos. É, justamente, a partir da necessidade médica de encontrar uma área que explique certos fenômenos clínicos que se nomeia, pela primeira vez, a palavra PSICOMOTRICIDADE, no ano de 1870. 
As crianças com problemas de comportamento podem ser ajudadas por meiodesta ciência. Geralmente, são crianças cuja organização da personalidade não se apresenta de forma patológica: são instáveis, inibidas, voltadas para si mesmas, agressivas, tristes e sem auto-confiança e com dificuldade de relacionamentos interpessoais. Então a prática da mesma é indicada para toda criança que apresenta qualquer dificuldade que a coloque à margem das normas mentais, fisiológicas,neurológicas ou afetivas.
Portanto a psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. Ela contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal o que facilitará a orientação espacial.
Apsicomotricidade torna-se um assunto muitas vezes desconhecido pelos pais e profissionais da educação.  Muitos estudos são desenvolvidos acerca de sua relação com a aprendizagem, entretanto, não são divulgados nem oferecidos em forma de treinamento ou reciclagem para o profissional do ensino.  Estima-se que a partir do conhecimento sobre psicomotricidade, tanto os pais saberão desenvolver e analisar omovimento corporal de seus filhos, quanto os professores, no nível de desenvolvimento corporal mais elevado da criança, saberão trabalhar com o aluno propondo exercícios satisfatórios para o processo de aprendizagem.  O fato é que a ciência do movimento constitui-se uma importante ferramenta para desenvolver a capacidade postural, uma imagem mental do corpo e, por conseguinte, trabalhar o intelectualda criança, uma vez que corpo e mente são intimamente ligados no ser humano. E para auxiliá-los a o psicomotricista que é especialista na área da psicomotricidade, profissional esse que deve contar com as seguintes qualidades: olhar global; criatividade; sensibilidade; relação paciente x psicomotricista e a auto-crítica.
O Psicomotricista é o profissional habilitado com curso superior da área...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicomotrocidade
  • Psicomotrocidade
  • psicomotrocidade
  • psicomotrocidade
  • PSICOMOTROCIDADE
  • Psicomotrocidade
  • Psicomotrocidade
  • psicomotrocidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!