psicologia

Páginas: 4 (887 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
QUESTÕES DE ESTUDO E DISCUSSÃO

l – A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA INDEPENDENTE

1. Quais as dificuldades envolvidas na criação de uma nova ciência e, especificamente, na elaboração de uma científica?A maior dificuldade do reconhecimento da psicologia como ciência, era a procura de um objeto para estudo e um método adequado para este objeto de estudo, levando em consideração que ela era semprevista como parte integrante da filosofia, da biologia, da sociologia e das outras ciências, que sempre teve inserida no seu contexto mais intrínseco. Após cem anos de estudo a psicologia cientificaainda mantém laços com ciências biológicas e com as ciências sociais, podemos notar em consultórios, onde esse profissional ainda divide espaço com biólogos, professores, sociólogos e outrosprofissionais que tem ligação com as ciências que estuda a psique humana.

2. Como você vê a questão da independência da psicologia e das suas relações com as demais ciências? Justifique a sua resposta.
Nestecaso, vimos como a dificuldade do reconhecimento trouxe para a psicologia uma especialidade muito maior, hoje a psicologia encontra-se multifacetada, inserida em um ambiente social bastante forte.Graças a essa profundidade dos estudos psicológicos, conseguimos estudar a relação do educador com educando, dos educandos com a sociedade e dos educandos com o comportamento, neste caso especifico (naárea da educação) e impossível o profissional de educação na sua formação acadêmica ter o mesmo cuidado que um profissional da área de psicologia, tendo esse profissional uma especificidade na análisecomportamental, logo o profissional de psicologia toma um posicionamento bastante importante na nossa sociedade.
ll – PRECONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS PARA O APARECIMENTO DA PSICOLOGIA NO SÉCULO 19

1. Emque condições a experiência da subjetividade privatizada se aprofunda e generalizada? Porque isto ocorre? Quais são pra você, nas nossas atuais condições de vida, os fatores socioculturais que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!