psicologia juridica

Páginas: 7 (1528 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 Introdução
A Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano e animal.
Cabe à psicologia estudar questões ligadas à personalidade, à aprendizagem, à motivação, à memória, à inteligência, ao funcionamento do sistema nervoso, e também à comunicação interpessoal, ao desenvolvimento, ao comportamento sexual, à agressividade, aocomportamento em grupo, aos processos psicoterapêuticos, ao sono e ao sonho, ao prazer e à dor, além de todos os outros processos psíquicos e comportamentais.
 História da Psicologia
 Período Filosófico Especulativo
O início da psicologia se deu nas raízes no pensamento grego, os filósofos antigos, gregos e medievais procuravam, antes de tudo, dar resposta aos problemas fundamentais acercada natureza da alma, sua relação com o corpo, seu destino depois da morte, a origem das idéias, etc.
 História da Psicologia
 Wundt - Estruturalismo
objeto de estudo era a estrutura consciente da mente, as sensações. Segundo esta perspectiva, o objetivo da psicologia seria o estudo científico da Experiência Consciente através da Introspecção. As principais limitações do Estruturalismoresidem no fato de a introspecção não ser um verdadeiro método científico incontestável e de esta corrente excluir a psicologia animal e infantil. Esta corrente foi extinta em meados do século XX.
 História da Psicologia
 William James - Funcionalismo
O principal interesse desta corrente teórica residia na utilidade dos processos mentais para o organismo, nas suas constantes tentativas dese adaptar ao meio. O ambiente é um dos fatores mais importantes no desenvolvimento. Os funcionalistas queriam saber como a mente funcionava, e não como era estruturada.
 História da Psicologia
 John B. Watson - Behaviorismo
O foco é o estudo do comportamento observável, e o condicionamento é o método utilizado nesta escola. Watson acreditava que o controle do ambiente de um indivíduopermitia desencadear qualquer tipo de comportamento desejável. Traz do funcionalismo a aplicação prática da psicologia; o seu foco está na aprendizagem. Do behaviorismo surgem os estudos sobre condicionamento e formação de hábitos.
A base fundamental do condicionamento é a repetição. Pela repetição o comportamento se torna automático, ou seja, condicionado.
 O condicionamento ocorreconforme as conseqüências dadas após a emissão de um comportamento que o levará a se repetir ou não.
 Reforço Positivo: refere-se a aplicação de um estímulo, percebido como agradável, que aumenta a freqüência de um comportamento.
 Extinção: Refere-se a retirada de estímulos que estejam controlando o comportamento; objetivo é eliminar um comportamento.
 Punição: aplicação de um estímulo aversivo coma finalidade de eliminar um comportamento. Multas, demissões...
 História da Psicologia
 Wertheimmer, Koffka e Koller - Gestalt
A gestalt preocupa-se com o homem visto como um todo: "O todo é mais que a soma das suas partes". Ela se detém nos campos da percepção e na visão holística do homem e do mundo. Seus estudos partiam da experiência imediata, utilizando como método a fenomenologia.Segundo esses estudiosos, os fenômenos da percepção, da memória e da afetividade eram vivenciados sob forma de estruturas. Eles recusavam a idéia de Watson, para quem o comportamento era unicamente dependente do estimulo (relação conhecida como estímulo-resposta ou E-R).
 História da Psicologia
 História da Psicologia
 História da Psicologia
 Sigmund Freud - Psicanálise
A psicanaliseé caracterizada por investigar o inconsciente, ganhando contornos da sexualidade, principalmente as pulsões da sexualidade infantil. Antes dela, o inconsciente significava não-consciência e, na psicanálise, inconsciente significa uma outra ordem, com outras regras, um dos elementos do aparelhos psíquico, constituído por pensamentos, memórias e desejos que não se encontram ao nível consciente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia juridica
  • Psicologia juridica
  • Psicologia Jurídica
  • psicologia juridica
  • Psicologia Juridica
  • Psicologia jurídica
  • Psicologia Juridica
  • psicologia juridica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!