Psicologia Humanista

Páginas: 8 (1943 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014
HALYSSON CEZAR REZENDE RIBEIRO
LUIS MAGNO DOS SANTOS PEREIRA












PSICOLOGIA HUMANISTA


Pesquisa apresentada à professora Kaline Azevedo para obtenção de nota referente à segunda avaliação da disciplina Psicologia, Ciência e Profissão.







São Luís
2014
Desenvolveu-se na psicologia americana no início dos anos 1960 um movimento conhecido como psicologiahumanista ou a terceira força. Ao contrário do que ocorria com algumas posições neofreudianas e neocomportamentais, que buscavam ser adaptações ou revisões de algum pensamento psicológico corrente, a psicologia humanista buscava substituir o comportamentalismo e a psicanálise, as duas principais forças da psicologia. Daí, a razão da utilização do termo terceira força.
A maioria dos psicólogoshumanistas endossa a filosofia europeia chamada fenomenologia, segundo a qual as pessoas veem o mundo de sua própria e única perspectiva. Para obter conhecimento válido sobre qualquer qualidade ou experiência humanas, é preciso focalizá-las tendo como bases diferentes quadros de referência, da forma que os diversos indivíduos a experienciam. Em outras palavras, a interpretação subjetiva é central a todaatividade humana e não pode ser ignorada.
As temáticas essenciais da psicologia humanistas eram: uma ênfase na experiência consciente; uma crença na integralidade da natureza e da conduta do ser humano; a concentração no livre-arbítrio, na espontaneidade e no poder de criação do indivíduo; o estudo de tudo o que tenha relevância para a condição humana.
Embora os psicólogos devam obterconhecimento, sua maior preocupação deve estar no oferecimento de seus serviços, de sua prática. Os humanistas desejam expandir e enriquecer a vida humana ajudando as pessoas a entender a si próprias e a se desenvolver ao máximo. Eles assumem que as pessoas são basicamente boas.
Para os humanistas, os psicólogos devem estudar o ser humano vivo como um todo. Compartimentar pessoas por funções como percepção,aprendizagem e motivação não gera informações substanciais.
Problemas humanos significativos devem ser objeto de investigações psicológicas. Dentre os interesses humanistas estão responsabilidade, objetivos de vida, compromisso, satisfação, criatividade, solidão e espontaneidade.
Psicólogos, psicanalistas, behavioristas e cognitivistas buscam descobrir as leis gerais de funcionamento que seaplicam a todos. Os humanistas enfatizam o individual, o excepcional, e o imprevisível.
Métodos de estudo são secundários aos problemas estudados. De todos os psicólogos, são os humanistas que usam a mais ampla gama de instrumentos de pesquisa – desde técnicas científicas relativamente objetivas até as subjetivas, como a introspecção e a análise de literatura. Os psicólogos humanistas consideram aintuição como uma fonte de informação válida.
A psicologia humanista refletia a insatisfação e o desgosto veiculado pelos jovens dos anos 60 contra os aspectos mecanicistas e materialistas da cultura ocidental contemporânea. Todo novo movimento usa seu oponente mais antigo, a posição estabelecida, como base a partir da qual impele a si mesmo para ganhar impulso. Em termos práticos, o novomovimento precisa afirmar articuladamente e em voz alta as fraquezas da visão dominante vigente. A psicologia humanista tinha dois desses alvos: o comportamentalismo e a psicanálise.
Os psicólogos humanistas acreditavam que o comportamentalismo era uma abordagem estreita, artificial e relativamente estéril da natureza humana. A ênfase no comportamento manifesto era, diziam eles, desumanizante,reduzindo-nos a animais ou máquinas. Eles rejeitavam a concepção de seres humanos funcionando de modo determinista em resposta a experiências infantis ou a eventos-estímulo do ambiente. Além disso, o comportamentalismo não chegara a um acordo com características propriamente humanas, com as qualidades e capacidades conscientes subjetivas que distinguem as pessoas dos animais de laboratórios. Uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Humanista
  • Psicologia humanista
  • psicologia humanista
  • Psicologia humanista
  • Psicologia humanista
  • Psicologia humanista
  • Psicologia Humanista
  • Psicologia humanista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!