Psicologia Experimental

Páginas: 4 (838 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
Discriminação: Se define por discriminação de estímulos, quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro, se baseando em contextosanteriores às respostas. passamos, então, a conhecer a unidade básica de análise de comportamento: a contingência de três termos (SD - R -* C). A maior parte dos comportamentos dos organismos só podeser compreendida corretamente se fizermos referência ao contexto à resposta do organismo e à conseqüência. Por isso, dizemos que a contingência de três termos é a unidade básica de análise docomportamento operante.
Estímulos discriminativos (SD,s)
Os estímulos que sinalizam que uma dada resposta será reforçada são chamados de estímulos discriminativos ou SD's.
Estímulos delta (SA)
Já osestímulos que sinalizam que uma resposta não será reforçada, isto é, sinalizam a indisponibilidade do reforço ou sua extinção.
Controle de estímulos: significa que um estímulo exerce controle sobre ocomportamento. O comportamento muda em sua presença.
A discriminação, divide-se em dois tipos: Discriminação simples e discriminação operante.
A discriminação simples define-se como aprendizagens queenvolvem processos de controles de estímulos mais simples e caracterizadas por Skinner (1993, p. 115) como envolvendo uma relação que “é flexível” uma vez que um estímulo antecedente “não elicia aresposta, simplesmente altera sua probabilidade de ocorrência”. Esta definição evidencia certa flexibilidade própria da relação de controle entre estímulo discriminativo, e resposta discriminada, queconstitui o comportamento discriminado, e que o diferencia da relação de eliciação própria do comportamento reflexo.
Diferentemente de uma situação de discriminação simples, em uma situação dediscriminação operante não se estabelece uma relação constante entre um estímulo antecede e uma resposta; esta relação muda de acordo com os contextos nos quais este estimulo aparece. Define-se assim,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Experimental
  • Psicologia Experimental
  • Psicologia Experimental
  • psicologia experimental
  • PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
  • Psicologia Experimental
  • psicologia experimental
  • psicologia experimental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!