psicologia evolutiva

Páginas: 13 (3238 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2013
O que é Psicologia Evolutiva?

William A. Spriggs O que é Psicologia Evolutiva?
evol1.jpg (14720 bytes)A Psicologia evolutiva é a ciência que busca explicar, graças aos mecanismos universais de comportamento, o porquê das ações dos seres humanos. A Psicologia evolutiva procura reconstruir os problemas com os quais nossos ancestrais se defrontaram em seus ambientes primitivos, e oscomportamentos de solução de problemas que criaram para resolver esses desafios específicos. A partir da reconstrução dessas adaptações de solução de problemas, essa ciência tenta estabelecer as origens comuns de nossos comportamentos ancestrais, e como essas origens comportamentais se manifestam atualmente em culturas nas mais remotas regiões de nosso planeta. O objetivo último é o comportamento que visa atransmissão dos genes de uma geração à geração seguinte.
De acordo com a definição proposta por Tooby e Cosmides:"A psicologia evolutiva constitui-se simplesmente na psicologia que leva em consideração os conhecimentos adicionais que a biologia da evolução tem a oferecer, na expectativa de que a compreensão do processo que moldou a mente humana impulsionará a descoberta de sua arquitetura."UMA EXPLICAÇÃO MAIS DETALHADA:
A crença de que todos os seres humanos possuem áreas inatas em seus cérebro que possuem conhecimentos específicos que os auxiliam a adaptar-se aos ambientes locais, constitui o cerne da psicologia evolutiva. Essas áreas são altamente especializadas e são ativadas somente quando se necessita alguma informação. Essas áreas, ao serem ativadas, fornecem ao cérebrodeterminados algoritmos (instruções estruturadas) que evoluíram a partir de nossos remotos ancestrais, transmitidos para adaptar-se a todas as situações com que nós, enquanto seres humanos, agora nos defrontamos. Alguns cientistas postulam a hipótese de que essas áreas estão interconectadas às áreas de memória a longo prazo e que nos auxiliam na resolução de problemas.
Essas áreas cerebrais sãoconhecidas por uma variedade de denominações:
estruturas cognitivas avançadas;
mecanismos especiais de aprendizagem;
mecanismos de funcionamento psicológico;
mecanismos de funcionamento mental;
mecanismos computacionais funcionalmente especializados; e
mecanismos algorítmicos darwinianos
A capacidade de encontrar a localização exata desses módulos algorítmicos ainda está longe de ser alcançada,mas o mapeamento geral dessas áreas tem sido possível graças à varredura (scan) de cérebros que permite localizar a atividade neuronal e a partir de disfunções comportamentais resultantes de danos cerebrais ou outras patologias.
Conhecer como essas áreas funcionam em relação ao meio-ambiente e à cultura nos quais os seres humanos se encontram constituem as outras áreas de pesquisas nas quais apsicologia evolutiva demonstra grande potencial. Essas áreas de pesquisa objetivam configurar modelos de comportamento baseados em estudos de primatas, em pesquisas de populações de coletores-caçadores e a partir de evidências antropológicas nas melhores probabilidades de resolução de problemas de nossos padrões ancestrais de comportamento. É a partir desses estudos que os psicólogos evolutivosconstróem as probabilidades de comportamente em nossas culturas modernas e nos mostram o porquê daquilo que fazemos -- baseados na biologia.

141.jpg (14285 bytes)
Os biólogos afirmam que a diferença em termos de DNA entre os seres humanos e nossos primos chimpanzés é de apenas 1.4% - isto significa que compartilhamos 98.6% de nosso genoma. Esta magnífica reprodução em bico de pena, realizadapelo renomado artista de Utah, Gregory Frehner, vai maravilhá-lo. Ambas as espécies estão ligadas entre si por hélices de DNA, em uma interpretação artística. Somente disponível aqui. Clique na imagem acima para visitar minha página na Amazon.com zShop para comprar sem receio usando seu cartão de crédito. Na minha opinião, o motivo pelo qual a psicologia evolutiva é importante reside no fato de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia evolutiva
  • psicologia evolutiva
  • Psicologia Evolutiva
  • Psicologia Evolutiva
  • Psicologia Evolutiva
  • Psicologia evolutiva
  • psicologia evolutiva
  • Psicologia Evolutiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!