Psicologia Evolutiva

Páginas: 2 (362 palavras) Publicado: 11 de março de 2014
A herdabilidade dos traços psicológicos individuais
As capacidades intelectuais e os traços emocionais de cada pessoa não estão em seu código genético.
Nas ultimas décadas a genética da condutaprocurou determinar até que ponto os traços psicológicos tem alguma determinação genética. Foram elaboradas pesquisas, e nelas alguns experimentos, como: Gêmeos idênticos criados em famíliasdiferentes ou crianças adotadas sobre as quais se tem ampla informação sobre os pais biológicos e adotivos, procurando precisar o índice de herdabilidade de diversos traços psicológicos.
Para ser melhorentendida, duas ideias se tornam imprescindíveis: Uma é que os dados da pesquisa são referentes a uma determinada população onde é possível fazer estimativas dos componentes genéticos e ambientais, tudoisso a partir das co-variações de vários tipos de indivíduos e seus familiares.( OS DADOS DA GENETICA DA CONDUTA NÃO NOS DIZEM NADA SOBRE INDIVIDUOS CONCRETO, MAS SOBRE OS PARAMETROS ESTATISTICOS DEUMA DETERMINADA POPULAÇÃO). A outra se refere ao indicadores mais utilizado pela genética da conduta, que é o índice de herdabilidade de um determinado traço ou característica de uma determinadapopulação. Não é um índice fixo, pois ele depende da população em relação em relação a qual se calculou, ou seja, se uma pesquisa nos mostra que o índice de herdabilidade de um traço em uma determinadapopulação é de 40%, não significa que nos seres humanos esse traço tenha o mesmo índice.
EX: se durante os quatro primeiros anos de vida de cem crianças, as fizéssemos crescer em um ambienteigualmente pobre e carente de contato humano, e, apos os quatro anos avaliássemos o nível intelectual, 100% de sua inteligência estaria determinada pela herança (oambiente não teria tido a oportunidade deinfluir em nada sobrea as diferenças individuais), mas se pegássemos cem crianças crescidas em circunstancias habituais, o índice de herdabilidade seria diferente, e se as circunstancias fossem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia evolutiva
  • Psicologia evolutiva
  • psicologia evolutiva
  • Psicologia Evolutiva
  • Psicologia Evolutiva
  • Psicologia evolutiva
  • psicologia evolutiva
  • Psicologia Evolutiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!