Psicologia Escolar Educacional

Páginas: 7 (1603 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
PSICOLOGIA ESCOLAR EDUCACIONAL
Trabalho apresentado a disciplina História da Psicologia, ministrada pela professora Solange Soares como requisito de nota parcial ao 1º NI da turma 1PSV1 do primeiro semestre do curso de Psicologia.
BELÉM
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema a Psicologia Escolar Educacional e sua respectiva área de atuação. A Psicologia escolar educacionaltrabalha na promoção de saúde mental no ambiente escolar com interação com toda a equipe pedagógica, pais e alunos. É uma área ampla que envolve psicologia e educação. O psicólogo escolar atua não apenas na remediação de problemas, mas também desenvolvendo trabalhos que visem a prevenção dos mesmos.
Este trabalho teve grande importância para o grupo, pois através dele aprofundamos nosso conhecimentoacerca dessa área tão abrangente dentro da Psicologia, enriquecendo e embasando nossa formação acadêmica e profissional.
Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizamos de pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos.
O desenvolvimento está constituído de um capítulo, no qual contextualizamos historicamente a psicologia escolar educacional, em seguida esclarecemos o que ela é,onde, como e quem atua nela.
Os primeiros movimentos da psicologia escolar educacional surgiram no século XIX com os trabalhos do então psicólogo e educador estadunidense Granville Stanley Hall que, em 1882, lançou um artigo que se intitulava “O conteúdo da mente da criança quando ingressam na escola”.
No cenário europeu, a frança era o país que mais se destacava no desenvolvimento dessa áreaespecifica da psicologia, caracterizando-se ora pelas intervenções psicológicas realizadas em alunos que demonstravam ter necessidades escolares especiais como também pelos trabalhos de Alfred Binet, psicólogo e pedagogo, que contribuiu significativamente para o desenvolvimento de instrumentos psicométricos cuja finalidade era de avaliar a inteligência humana, por isso, Binet é considerado o inventordos testes de QI.
A psicologia escolar educacional estadunidense e francesa foram as principais fontes de influências para a formação dessa área nos demais países no mundo, inclusive no Brasil.
No Brasil, a psicologia escolar educacional se configurou com mais destaque no campo da aplicação, importando as teorias de diversos países europeus que se especializaram nessa área e dos Estados Unidos. Nocomeçou, essas técnicas foram direcionadas a uma visão mais clínica e terapêutica nas intervenções realizadas, que tinham como foco principal do seu trabalho os alunos, como se eles, exclusivamente, fossem os responsáveis pelos problemas no âmbito escolar. Com o avançar das intervenções, foi perceptível a necessidade de uma mudança de foco, onde não só os alunos deveriam ser analisados, mas sim ainstituição como um todo, assim começou o desenvolvimento de uma “prática psicológica preocupada com os processos grupais no interior da escola e com a potencialização do desenvolvimento humano e sua relação com a aprendizagem”. (CARPIGIANI, 2008, p. 52).
Segundo o dicionário de psicologia Dorsch (2001, p. 763 apud CARDOSO; DI NUCCI; FIGUEIREDO, 2008, p. 7) a psicologia escolar educacionalpoderia ser definida como a “aplicação de conhecimentos psicológicos, especialmente dos pedagógicos e da psicologia do desenvolvimento ás exigências escolar, bem como as pesquisas e práticas psicológicas no âmbito escolar”.
O psicólogo atuante na área da psicologia escolar educacional utiliza-se de métodos e técnicos adquiridos na sua formação psicológica para promover uma melhora tanto qualitativaquanto efetiva no processo educacional, tendo discernimento de que não só irá procurar sanar problemas educacionais no meio em que está inserido como também irá proporcionar uma saúde mental de qualidade os seus subordinados, como previne o código de ética da psicologia. Está saúde mental implica em dizer que o psicólogo deve trabalhar, como por exemplo, explorar as relações interpessoais dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto psicologia escolar e educacional
  • Psicologia Educacional vs. Psicologia Escolar
  • Psicologia escolar e educacional
  • Psicologia Escolar e Educacional
  • Psicologia Escolar/Educacional
  • Psicologia escolar educacional
  • Psicologia escolar/educacional
  • Psicologia Escolar E Educacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!