Psicologia Escolar/Educacional

Páginas: 5 (1130 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014
Psicologia Escolar/Educacional
O conceito de Psicologia Escolar/Educacional abrange a intersecção entre a Psicologia na Escola e a Psicologia da Educação. Embora haja variações sobre as definições e as reais atribuições entre Psicologia Escolar e Educacional, atribui-se à primeira o status de aplicada (visando a atuação prática) e à segunda, o de acadêmica (visando a pesquisa). Como ambas secomplementam e se apóiam esta dicotomia parece ser apenas acadêmica.
Psicologia Escolar
A Psicologia Escolar, surgiu da necessidades educacionais e escolares, principalmente em ocorrência de problemas de aprendizagens e comportamentos apresentados por alunos, ou seja, voltada para psicologia clinica restringindo ao atendimento do aluno problema, na tentativa de diagnosticar e modificarcomportamentos considerados inadequados.
A Psicologia Escolar é uma área ampla que envolve aspectos da psicologia e da educação, e faz interface entre psicologia e educação. O psicólogo inserido na escola é responsável pela promoção da saúde mental, ou seja, promoção de bons relacionamentos interpessoais, boa autoestima, boas condições de aprendizagem/desenvolvimento, facilidade de expressão, preocupação comindividuo e suas limitações, atuando junto a todos os membros que fazem parte da escola : alunos, educadores ( diretores, professores e funcionários ) e os pais e o trabalho com estas pessoas é sempre continuo.
APsicologia Escolar está a serviço de todos os que são educados ou influenciam o processo de desenvolvimento do educando sob todos os aspectos, considerando-se, de modo geral, o processoensino-aprendizagem baseado no desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social.
A participação do psicólogo na equipe multidisciplinarse norteia pela perspectiva de procurar relacionar os conhecimentos específicos da Psicologia com os conhecimentos educativos, utilizando instrumentos adequados para o melhor aproveitamentoacadêmico do aluno, como a distribuição apropriada de conteúdosprogramáticos de acordo com as fases de desenvolvimento humano, seleção de estratégias de manejo de turma, apoio ao professor no trabalho com a heterogeneidade presente na sala de aula, desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais, programas de desenvolvimento de habilidades sociais e outras questões relevantes no dia-a-dia da sala de aula,nas quais osfatores psicológicos tenham papel preponderante para isto o psicólogo desenvolve atividades direcionadas com alunos, professores e funcionários e atua em parceria com a coordenação da escola, familiares e profissionais que acompanham os alunos fora do ambiente escolar.

"entende por psicólogos escolares e educacionais aqueles profissionais, que devido a sua
preparação universitáriaem Psicologia e experiências subseqüentes nas áreas escolar
e/ou educacional, trabalham para melhorar o processo ensino-aprendizagem no seu
aspecto global (cognitivo, emocional, social e motor) através de serviços oferecidos a
indivíduos, grupos, famílias e organizações" (p. 1).
Papel do Psicólogo Escolar
As contribuições da Psicologia no campo educativo não se reduzem ao trabalho dopsicólogo na instituição escolar pois os processos educacionais acontecem em diferentes âmbitos e níveis, fazendo com que a articulação Psicologia e Educação assuma diferentes e variadas formas.
O Psicólogo Escolar atua não apenas na remediação de problemas, mas desenvolvendo trabalhos que visem á prevenção dos mesmos. Ele é agente de mudanças dentro da instituição-escola, onde funciona como um elementocatalizador de reflexões, um conscientizador dos papéis representados pelos vários grupos que compõem a instituição. Geralmente inicia –se o trabalho prático junto às escolas, com um levantamento da instituição onde pretendemos atuar, procuramos caracterizá-la em seus aspectos organizacionais, fazendo um diagnóstico da realidade da escola e, a partir daí, planejamos nossa ação junto ao corpo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto psicologia escolar e educacional
  • Psicologia Educacional vs. Psicologia Escolar
  • Psicologia escolar e educacional
  • Psicologia Escolar Educacional
  • Psicologia Escolar e Educacional
  • Psicologia escolar educacional
  • Psicologia escolar/educacional
  • Psicologia Escolar E Educacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!