psicologia educacional

Páginas: 17 (4012 palavras) Publicado: 23 de junho de 2014
INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------- 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA--------------------------------------------------------------- 

1. HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR E SEUS PRECURSORES ( Thaiana) 
2. PSICOLOGIA ESCOLAR E PSICOLOGIA EDUCACIONAL (Sandra Feitosa) 
3. A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR (Sandra Feitosa) 

4. O PAPEL DOPSICÓLOGO NA ESCOLA(Alexsandra) 
5. . PARADIGMAS NA PRÁTICA DO PSICOLOGO ESCOLAR(Sandra Maciel) 
6. NOVOS PARADIGMAS NA PRÁTICA DO PSICOLOGO ESCOLAR (Alexsandra) 

CONSIDERAÇÕES FINAIS------------------------------------------------------------------------- 

REFERÊNCIAS------------------------------------------------------------------------------------------- 

INTRODUÇÃO 

A Psicologia Escolare Educacional tem sua constituição histórica como importante campo de atuação da Psicologia Aplicada, direcionada aos interesses do sistema educacional, onde o papel do psicólogo tem suscitado inúmeras reflexões, encontrando-se em constante questionamento. 
As concepções teórico-metodológicas que norteiam a prática profissional no campo da psicologia escolar são diversas, conforme as perspectivasda Psicologia enquanto área de conhecimento, visando compreender as dimensões subjetivas do ser humano. 
A literatura que tem sido publicada na área escolar aponta para a necessidade de refletir sobre as especificidades da atuação do psicólogo escolar devido ao fato de existir uma superposição de papéis e funções dos profissionais que atuam no contexto educacional, em que vários delesreivindicam para si o mesmo espaço profissional (Jobim e Souza, 1996; Gomes, 1994). 

Outro problema a ser levantado é a formação acadêmica dos profissionais de psicologia escolar educacional, visando ao desenvolvimento de habilidades científicas, teóricas e práticas, que lhe capacitem para atuar profissionalmente na identificação, intervenção e solução de problemas de relevância social. 

Desta forma,o presente trabalho visa apresentar um breve estudo a respeito desta profissão numa perspectiva histórica, repensando o papel do psicólogo escolar/educacional, sua formação acadêmica, frente ao compromisso social, bem como analisar os novos paradigmas na prática desta profissão. 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

1. HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR E SEUS PRECURSORES 
A origem da psicologia da educaçãoocorreu no final do século XIX (aproximadamente 1890-1920), período em que começa a manifestar-se na psicologia uma forte tendência a distanciar-se da filosofia, a qual culminará com o surgimento da psicologia científica nos primeiros anos do novo século. 

J.M. Catell (1860-1944) inicia seu talento profissional no Laboratório de Psicologia de Leipzig, fundado por Wundt, em 1879, depois de seincorporar à Universidade de Pensilvânia, nos Estados Unidos, dedicando boa parte dos seus esforços a explorar as possíveis aplicações da psicologia, entre elas a educação. É assim, um dos impulsores do Testing movement, no qual colabora na construção de diversos testes mentais - expressão precisamente sua -, a fim de medir a capacidade de estabelecer juízos simples, a memorização, a nitidezsensorial e a rapidez de movimentos. Cattell foi, além disso, autor de uma proposta para ensinar a ler com palavras consideradas simples, em vez de proceder por letras de maneira seqüencial como era então ensinado. 

Mesmo sendo médico, as contribuições mais importantes de William James (1824-1910) situa-se no campo da filosofia e da psicologia. As suas idéias influenciaram decisivamente na psicologiae na teoria educativa dos Estados Unidos, nos finais do século XIX e no início do século XX. O seu trabalho de maior repercussão foi sem dúvida, Talks to teacher on psychology and to students on some of life’s ideal (1899), dedicado às aplicações concretas da psicologia à educação, que conseguiu uma importante difusão entre os professores. 

G. Stanley Hall (1844-1924) destacou-se por suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia educacional
  • Psicologia educacional
  • Psicologia educacional
  • Psicologia educacional
  • Psicologia Educacional
  • Psicologia educacional
  • Psicologia Educacional
  • Psicologia educacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!