microbiologia e cosmeticos

Páginas: 6 (1299 palavras) Publicado: 23 de junho de 2014





A evolução tecnológica no desenvolvimento e produção de cosméticos exige o cumprimento de diretrizes regulamentadas para evitar os riscos na qualidade e segurança dos produtos (Yamamoto et al., 2004).
Um produto livre de microrganismos danosos à saúde humana constitui uma exigência crescente, principalmente por parte dos consumidores e órgãos responsáveis pela vigilância sanitária dopaís. O crescimento de microrganismos pode provocar mudanças de cor, odor e consistência do produto, resultando no abandono do mesmo pelo consumidor, reclamações junto à empresa e nas consequentes perdas financeiras e de imagem da marca ou da empresa como um todo. Por essas razões que a busca da excelência em qualidade microbiológica tem importância crescente na indústria cosmética (Siqueira,2005). Dessa maneira, podemos avaliar as boas normas as quais a empresa está submetida a seguir: tais como a higiene e transporte do produto.Diversas vezes adquirimos produtos com um propósito e esquecemo-nos da segurança de sua composição e durante o uso. No caso das massagens, nunca questionamos aos profissionais que exercem esses serviços , levando em conta sua formação e conhecimento.
Mas seráque usufruem corretamente dos produtos?
Os EPI’s estão corretos?
Quem nos assegura que o produto o qual estamos sujeitos está livre de bactérias de fungos?
A partir desse seminário veremos determinados casos e maneiras de prevenção.

A contaminação pode ocorrer devido à maneira como o produto é exposto: algumas vezes estando com o lacre rompido, danificados, passados da data de validadeou até no transporte ao qual é submetido.
De acordo com a Anvisa (Brasil, 2003) é de inteira responsabilidade do fabricante, do importador ou do responsável pela colocação do produto no mercado, garantir sua segurança para os consumidores nas condições normais ou razoavelmente previsíveis de uso.

Para minimizar o risco de contaminações nos cremes de massagem, a indústrias ao produziremadicionam conservantes. Embora existam controvérsias quanto ao seu uso, vários conservantes são aprovados e aplicados em uma infinidade de produtos cosméticos. Estes podem realizar atividades bacteriostáticas e fungistáticas.
A bacteriostática é a inibição de crescimento de bactérias, não exterminando as existentes, mas impedindo a reprodução ou aumento.
Fungistática é a inibição de crescimento defungos, da mesma maneira, não matando os existentes e sim impedindo a reprodução ou aumento destes.
Mesmo que o fabricante possa oferecer um produto isento de contaminação, o próprio consumidor inadvertidamente pode adicionar certa carga microbiana durante seu uso, tornando-se necessário prover o produto de algum sistema eficiente de conservação.
Realizamos um teste onde foi colocada a bactériapatogênica Staphylococcus aureus, frequentemente encontrada contaminando cosméticos, (para simular o uso inadequado dos cremes e consequentemente a contaminação)
Staphylococcus aureus é uma bactéria no formato de coco, gram positiva, é responsável por vários tipos de infecção em nosso organismo. As infecções de pele são as mais comuns e qualquer porta de entrada, mesmo uma mordida de inseto, podeser suficiente para o desenvolvimento destas. As infecções de pele mais comumente causadas pelo S.aureus são o impetigo, foliculite, terçol, furúnculo, síndrome de pele escaldada estafilocócica e mastite puerperal.
Para chegarmos a uma solução eficaz e evitar esse tipo de acontecimento, usamos combinações de conservantes. Um bom conservante deve apresentar atividade de amplo espectro, ou seja,eliminar todos os tipos de microrganismos que incluem fungos, bactérias (podendo ser gram positivas ou gram negativas).
Segundo a revista Veja, uma das propriedades do conservante deve ser efetivo a baixas concentrações. Estas, por sua vez reproduzem as chances de irritação e outras preocupações de toxicidade. Uma vez que desenvolve alergia, o consumidor passa a apresentar reação a qualquer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cosméticos
  • Cosméticos
  • Cosmeticos
  • Cosmeticos
  • Cosmetico
  • Cosmeticos
  • Cosméticos
  • cosmeticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!