Psicologia Da Educa O Piaget

Páginas: 2 (424 palavras) Publicado: 31 de maio de 2015

PEDAGOGIA – EAD




Monica Furtado Cavalcanti – RA. 2115100500





Psicologia da Educação
Fases do desenvolvimento da teoria Piagetiana



SÃO PAULO
2015
Piaget buscou designar uma teoria doconhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano, que procura distinguir as raízes das diversas variedades de conhecimento a partir de suas formas mais elementares, e acompanharseu desenvolvimento nos níveis subsequentes até, inclusive, o pensamento científico. Foi o que chamou de epistemologia genética.
Os níveis de desenvolvimento que Piaget formulou consistem em estágiosdo desenvolvimento cognitivo, subdivididos em quatro estágios evolutivos e sequenciais do crescimento humano, qualitativamente diferentes entre si, que vão desde o nascimento à idade adulta. Em cadaestágio, a criança desenvolve um novo modo de operar, sendo variável de indivíduo para indivíduo, obedecendo a um desenvolvimento gradual. De modo geral, os estágios de desenvolvimento de Piaget estãoassim divididos:

Estágio Sensório-Motor
Ao nascer, o bebe tem padrões inatos de comportamento, como agarrar, sugar e atividades grosseiras do organismo, segundo Piaget. As modificações e odesenvolvimento do comportamento ocorrem como resultado da interação desses padrões inatos (semelhantes a reflexos) com o meio ambiente. O bebê então começa a construir esquemas para assimilar o ambiente.
Nesseestágio, seu conhecimento é privado e não tocado pela experiência de outras pessoas (o mundo é ele).
Estágio do Pensamento Pré-Operatório
Abrange a idade de 2 a 7 anos e é dividido em dois períodos: oda Inteligência Simbólica (dos 2 aos 4 anos) e o período Intuitivo (dos 4 aos 7 anos).
Nesse estágio, há um desenvolvimento marcante da linguagem, há o desenvolvimento da função semiótica, onde ascrianças utilizam símbolos para representar a realidade. O egocentrismo está bastante presente nas crianças, elas possuem uma incapacidade de pensar através das conseqüências de uma ação e de entender...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Da Educa O
  • Psicologia Da Educa O
  • PSICOLOGIA DA EDUCA O
  • Psicologia da Educa
  • Psicologia Na Educa O
  • PSICOLOGIA DA EDUCA O
  • PSICOLOGIA DA EDUCA O
  • PSICOLOGIA EDUCA O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!