Psicologia da aprendizagem

Páginas: 2 (470 palavras) Publicado: 4 de abril de 2012
No início do século passado, Henri Wallon, desenvolveu uma idéia que foi uma verdadeira revolução no ensino, ele tinha o conceito de que a escola deve proporcionar as crianças uma formação integral(intelectual, afetiva e social). Sua teoria pedagógica, que diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, abalou as convicções numa época em que memória e erudiçãoeram o máximo em termos de construção do conhecimento. 
Wallon acreditava que a criança deveria levar não só o corpo para sala de aula, mas também suas emoções. Ele fundamentou suas idéias emquatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa e dizia que reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir. Ele dizia que no desenvolvimento humano, o papel mais importante era o das emoções. É por meio delas que o aluno deixa transparecer suas idéias, seus desejos e suas vontades. Em geral sãomanifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino.

O desenvolvimento ocorre por uma seqüência de estágios, mas através de umprocesso assistemático e contínuo, em que a criança pode variar entre a afetividade e a inteligência. O desenvolvimento é movido por conflitos verbais, de maneira semelhante à combinação de acomodação,assimilação e equilíbrio.

Wallon afirma que os estágios se sucedem de maneira que momentos predominantemente afetivos sejam sucedidos por momentos predominantemente cognitivos, existem trêsestágios do desenvolvimento:
✓ Estágio Impulsivo-Emocional
✓ Estágio Sensório-motor e projetivo
✓ Estágio do Personalismo
✓ Estagio Categorial
✓ Estagio da AdolescênciaPara Wallon, existem quatro categorias de atividades cognitivas , às quais dá-se o nome de 'campos funcionais. Os campos funcionais seriam o movimento, a afetividade, a inteligência e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia e aprendizagem
  • psicologia na aprendizagem
  • Psicologia da aprendizagem
  • psicologia da aprendizagem
  • Psicologia de aprendizagem
  • psicologia da aprendizagem
  • Psicologia da aprendizagem
  • Psicologia da aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!