PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

Páginas: 3 (590 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

Objetivo Geral
Atuar utilizando estratégias da psicologia Social comunitária, no intuito de promover saúde junto a área missionaria Santa Catarina de Sena, localizada no bairro petropelis dacidade de Manaus, Amazonas.
Objetivos específicos
Identificar as principais demandas, de acordo com os diversos públicos atendidos dentro da comunidade pelo setor de psicologia.
Planejar estratégiasde enfrentamento, voltadas paras problemáticas psicossociais identificadas junto a cada seguimento atendido.
Executar, de acordo com o planejamento intervenções psicológicas, voltadas para aconscientizar ao e protagonismo social na comunidade.



















O Trabalho do Psicólogo Comunitário
De acordo Vasconcelos (1994), o trabalho do Psicólogo comunitário éinterdisciplinar, realizado por equipes multiprofissionais, com formação generalista. No campo da saúde, esse profissional atua como assessor e treinador de agentes de Saúde Mental. Para o psicólogocomunitário, o saber científico é relativizado diante do saber popular, sendo este uma importante via para o acesso à Saúde Mental da população.
A propósito, o trabalho do psicólogo comunitário deve consistirem uma atuação que objetiva despertar consciência critica em um sujeito, ou em uma comunidade. O serviço de psicologia na comunidade é feito a partir de visitas domiciliares, entrevistas, mapeamentoda realidade comunitária do local. Essa prática rompe com o modelo tradicional clínico e pretende estar mais próxima da situação em que o indivíduo está inserido, configurando-se um modo de fazerpsicologia não-elitista.
A psicologia social ao qualificar-se de comunitária, hoje, explicita o objetivo de colaborar com a criação desses espaços relacionais, que vinculam os indivíduos a territóriosfísicos ou simbólicos e a temporalidades partilhadas num mundo assolado pela ética do “levar vantagem em tudo” e do “é dando que se recebe”. Esses espaços comunitários se alimentam de fontes que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia comunitaria
  • Psicologia Comunitária
  • PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
  • Psicologia comunitária
  • psicologia comunitária
  • PSICOLOGIA COMUNITARIA
  • psicologia comunitária
  • pSICOLOGIA cOMUNITÁRIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!