Psicologia - bacharelado

Páginas: 17 (4118 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
I - CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Os transtornos de personalidade se caracterizam por afetar todas as áreas que  influencia a personalidade de uma pessoa, a maneira como ela vê o mundo, a forma como experimenta emoções e como se comporta na sociedade. Portanto, podem ser classificados como indivíduos que possuem um estilo de vida mal adaptado ou prejudicial a si mesmos ou aos seus conviventes.
Otranstorno de personalidade borderline é caracterizado como um padrão global de instabilidade no humor, nos relacionamentos interpessoais, na autoimagem, sentimento de vazio, acentuada impulsividade, manifestando-se no início da idade adulta e percorrendo uma variedade de contextos e situações.
O conceito borderline na literatura inglesa significa “fronteiriço”, isto é, referindo-se a uma constanteinstabilidade no humor, impulsividade nas emoções ou extremidades na tomada de decisões, afetando os mais diversos segmentos da vida do indivíduo.
Não raro, esse fenômeno pode acontecer em diversos extratos sociais, variadas culturas e contextos socioeconômicos. Acomete cerca de 2% e 3 % da população, em um nível considerável de relacionamentos conflituosos, medo do abandono, dificuldade nocontrole de suas emoções e afetos, tentativas de suicídio.
II - BREVE DESCRIÇÃO
A patologia borderline, hoje em dia é, sem dúvida, uma problemática psicossocial importante, já que frequentemente se associam a quadros de drogadição, alcoolismo e violência. Refere-se a uma espécie de “hemorragia mental”, desencadeada por grande intolerância à frustração.
Os enfermos têm o sentimento permanente deestar magoados, injuriados e feridos emocionalmente. Há pessoas simpáticas e agradáveis aos outros, que se comportam de maneira totalmente diferente com as pessoas de sua intimidade. São explosivas, agressivas, intolerantes, irritáveis, com tendência a manipular as pessoas. E chama-se borderline por isso, porque vivem no limite das emoções. Além disso, tem uma dificuldade muito grande nosrelacionamentos e a autoestima destruída. Vê-se muito pior do que é, de maneira depreciativa, e acha que a solução está no outro; é na dependência afetiva do outro que ela busca segurança e legitimidade.
Com toda essa problemática, é compreendida tamanha dificuldade em lidar com portadores do transtorno, tida pelos familiares e demais indivíduos que convivam com estes. Por isso, através desse projeto,que se torne claro a necessidade em aumentar as informações acerca do assunto, para um melhor entendimento de quem lida com eles, e deles para com os outros. Para assim, ajudá-los a encontrar um equilíbrio em meio à turbulência que vivem.

III - CAUSAS
Não existe uma única causa desencadeadora de tal transtorno, o que podem ser estudados são as combinações de experiências traumáticas vivenciadasna infância pelo sujeito, situações de vulnerabilidade social, nível elevado de stress ambiental ou limiar baixo de ansiedade. Esses podem ser fatores que predispõem o surgimento do problema.
A influência psicossocial que tem recebido muita atenção é a possível contribuição de um trauma da infância principalmente sexual e abuso físico (BARLOW, 2011). Desse modo, alguns estudos apontam osindivíduos com esse transtorno estão mais propensos a relatar situações de abuso do que sujeitos com outros problemas psicológicos.
Alguns pesquisadores apontam que o transtorno de personalidade borderline tem sido observado em pessoas que vivenciaram mudanças culturais em um curto espaço de tempo, ou ainda, alguns eventos estressores podem causar o comportamento instável.
Raras às vezes, o paciente comtranstorno de personalidade borderline procura tratamento clínico, porém, o processo de tratamento é dificultado pela própria limitação do paciente em obediência às regras do procedimento, por problemas com abuso de drogas ou por situações de tentativas de suicídio. Há uma relutância de muitos clínicos em atender os sujeitos com essa demanda, considerando o grau de dificuldade do problema....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bacharelado
  • Bacharelado
  • Bacharelado
  • bacharelado
  • Bacharelado
  • Bacharelado
  • bacharelado
  • Bacharelado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!