Psicobiologia

Páginas: 11 (2638 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Sumário

1. Bases biológicas do comportamento 2
2. Adaptação 2
3. A psicobiologia e o estudo dos animais 3
4. Relação entre o biológico e o ambiental 4
5. Alguns temas estudados pela psicobiologia 6
5.1. Aprendizagem 6
5.2. Estimulação sensorial 6
5.3. Estados psicológicos 7
5.4. Drogas 7
5.5. Doenças mentais 8
Conclusão 8
Bibliografia 8



A PSICOBIOLOGIA


1. Basesbiológicas do comportamento

O estudo do comportamento humano pela Psicologia deparou com muitas questões polêmicas sobre a determinação biológica do comportamento. Quais as relações entre nossa fisiologia e nosso comportamento? Como o ambiente influi em nosso organismo? Quais os aspectos de nosso psiquismo que estariam determinados geneticamente? Haveria uma determinação genética para os comportamentos?A Psicologia não poderia responder a essas questões, se não aliasse seus estudos aos da Biologia. Assim, a Psicobiologia é uma área de pesquisa comum às duas ciências, que procura desenvolver o conhecimento sobre as bases biológicas do comportamento.

As pesquisas sobre as bases genéticas do comportamento muitas vezes são feitas com gêmeos. Essas pesquisas estudam gêmeos idênticos queviveram separados, criados por famílias diferentes, procurando caracterizar suas semelhanças, que podem ser indícios da determinação genética dos comportamentos, uma vez que essas pessoas possuem exatamente os mesmos genes e foram criadas em ambientes diferentes.

As chamadas diferenças individuais têm estimulado os cientistas a pesquisar como os genes influem no comportamento, através da investigaçãode como as diferenças individuais na constituição genética estão relacionadas a diferenças individuais no comportamento,


2. Adaptação

O conceito de adaptação é um dos conceitos básicos da Psicobiologia. Os organismos vivos precisam, para sobreviver, adaptar-se a seus ambientes. Existem adaptações de natureza morfológica, como o desaparecimento dos dentes do ciso, no homem, em função dasmudanças nos hábitos alimentares; de natureza fisiológica, como a contração das pupilas dos olhos quando nos expomos à luz intensa; e de natureza comportamental, como as atividades de construção de ninho pelos pássaros, ou a vida em grupo para garantir a sobrevivência.

Cada tipo de adaptação permite ao animal sobreviver, reproduzir-se e assim manter a sua espécie. Os comportamentos adaptativosou o aspecto adaptativo dos comportamentos, tanto dos homens como dos animais, têm sido estudados por esta área de conhecimento.


3. A psicobiologia e o estudo dos animais

Os estudos da Psicobiologia são realizados com diferentes tipos de animais, na tentativa de compreendê-los e estender suas conclusões ao comportamento humano, seu principal objeto de interesse.

Estudos com peixes,ratos, pombos, galinhas, aranhas e formigas têm sido realizados, buscando-se compreender diferentes aspectos do comportamento animal. Estudos como os de Washburn e Devore1 sobre a vida social dos babuínos (primatas que vivem no solo) procuram demonstrar que a vida em grupo tem sua origem na necessidade de proteção da espécie contra predadores. Esses estudos procuram uma compreensão mais rica daevolução do comportamento humano. Experimentos como os de Brady2, realizados com macacos, buscam compreender os processos de produção de úlceras gástricas em situação de tensão emocional. Estudos sobre a memória, o tédio, o medo, o comportamento sexual, a vida social, a necessidade de afeto, a aprendizagem, os sonhos, a dor, a raiva, a curiosidade, a inteligência, o vício e outros aspectos do psiquismo têmrecebido contribuições importantes dos estudos com animais. O destino desses conhecimentos é, sem dúvida, a compreensão cada vez maior do homem.

Podem conclusões sobre o comportamento animal serem estendidas ao comportamento humano? Esta é uma pergunta que você deve estar fazendo e é, sem dúvida, uma pergunta importante, pois sem uma resposta positiva a ela não nos adiantaria prosseguir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A psicobiologia
  • Psicobiologia
  • RESUMO PSICOBIOLOGIA
  • PSICOBIOLOGIA E PSICOFARMACOLOGIA
  • PSICOBIOLOGIA TRABALHO
  • Psicobiologia na Psicologia do Desenvolvimento
  • Psicobiologia da Motivação e das Emoções
  • Reas Corticais E Mem Ria Psicobiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!