projeto

Páginas: 7 (1743 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013




maria RAIMUNDA CARDOSO SILVA
noélia silva santiAGO










PROMOVER ORIENTAÇÕES PARA PREVENÇÃO DO CANÇER DE MAMA ÀS MULHERES MASTECTOMIZADAS E FAMILIARES ATENDIDAS NA UNIDADE DE GRATUIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - UGPD






















Salvador
2012




maria raimunda CARDOSO SILVA
noélia silva santiago






PROMOVERORIENTAÇÕESPARA PREVENÇÃO DO CANÇER DE MAMA ÀS MULHERES MASTECTOMIZADAS E FAMILIARES ATENDIDAS NA UNIDADE DE GRATUIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - UGPD










Projeto apresentado da Pós-graduação em Serviço Social Saúde e Assistência, da Pós-Grad, para disciplina de Políticas de Saúde.
Profª. Suzana Coelho



















Salvador
2012


3. APRESENTAÇÃO
Um dosmaiores desafios, para a consolidação da Política Nacional de Atenção à Saúde da Mulher (BRASIL 2004) é a efetivação das garantias de direitos que é assegurado às mesmas, bem como as políticas de saúde e o envolvimento dos órgãos públicos ou instituição que tenha como foco de atuação a promoção e prevenção à saúde da mulher. Seu objetivo específico esta em promover e prevenir orientações essenciais àsaúde contra o câncer de mama e verificando a aceitação das mulheres mastectomizadas após cirurgia, através de diálogo com psicóloga. Assim como, mostrar o valor da saúde e da beleza.
O câncer de mama provoca alterações físicas, sociais e emocionais, gerando um grande impacto na vida das mulheres acometidas por essa doença.
A importância da formação do grupo das mulheres com câncer de mama, bemcomo da intervenção do Serviço Social, é relevante, tendo em vista que o Assistente Social busca fortalecer e interagir com o grupo, para que possam adaptar-se melhor à doença, ao tratamento e ao seu enfrentamento, na busca da promoção e garantia de seus direitos.

3.1 Considerações gerais sobre a Instituição

A Unidade de Gratuidade da pessoa com Deficiência - UGPD é mantidapela Secretaria de Transporte e Infra-estrutura - SETIN.
Fica localizado na Rua Comendador Pereira da Silva s/n, no bairro de Brotas. Seu objetivo é prestar atendimento aos usuários com deficiência no âmbito da concessão do cartão de gratuidade no transporte coletivo no Município de Salvador - Bahia.
Diariamente são atendidas na Unidade de Gratuidade da Pessoa com Deficiência - UGPD, mulherescom câncer de mama com esvaziamento axilar. Ou seja, mulheres mastectomizadas, que leva essas mulheres a obter uma deficiência deixando-as impossibilitadas de exercer uma atividade laborativa, como também as deixam com baixa estima, por serem mutiladas tirando uma parte da beleza feminina.
Assim, a Unidade observa que a demanda vem crescendo progressivamente, decidiu fazer algo que contribuíssepara a diminuição dessa questão.
A UGPD com a visão de promover e proteger essas mulheres contra o câncer de mama, objetiva através de o Projeto Promover orientações básicas para prevenção do Câncer de mama às Mulheres, oferecendo orientações básicas para a saúde e cuidado dessas mulheres.

3.2 Localização

NOME DO PROJETO: PROMOVER ORIENTAÇÕES
BASICAS PARA PREVENÇÃO DO CANÇER DE MAMA ÀSMULHERES

NOME DA INSTITUIÇÃO: UNIDADE DE GRATUIDADE DA PESSOA COM DEFICIENCIA - UGPD.

Endereço: Rua Comendador Pereira e Silva, s/nº, Avenida Dom João VI, Brotas.

Município: Salvador
UF: BA
Tel.: 71 3356-7615

E-m@: ugpd.@gmail.com
Responsável Técnico: Maria Raimunda Cardoso Silva e Noélia Silva Santiago

Formação: Serviço Social
Tel.: (71) 8752-0453 - (73) 88126657
E-m@:mariaraimunda_silva@yahoo.com.br

noessantiago@yahoo.com.br




4.   JUSTIFICATIVA

Com os novos acondicionamentos familiares presente em nossa sociedade, as mulheres passaram a ocupar papéis distintos, e o mais corriqueiro desses papéis nos dias atuais, são mulheres que lideram famílias e necessitam trabalhar para garantir o sustento da família. Podem-se destacar entre essas mulheres, as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto
  • Projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!