Projeto politico pedagogico

Páginas: 23 (5586 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013
PPP de Carlos Mota
É importante ressaltar que um Projeto Político-Pedagógico (PPP) de rede representa e evidencia sempre a intencionalidade na efetivação do processo educativo desenvolvido em todos os níveis do sistema de ensino – central intermediário e local. Portanto, destacam-se os seguintes desafios: a defesa de uma organização do trabalho pedagógico que revele os conflitos e ascontradições a serem enfrentadas e a necessidade de avaliação contínua de suas bases e fundamentos.
Origem da estrutura da organização do DF
O sistema de ensino do Distrito Federal surge com a construção da nova capital do Brasil. Desde a primeira escola, o Grupo Escolar 01, transformado em Escola Classe Júlia Kubitschek, inaugurada em setembro de 1957, o sistema público mostra sua vocação democráticaquando da escolha da sua direção. Isto porque a diretora foi selecionada por suas colegas de magistério.
A partir da criação da Comissão de Administração do Sistema Educacional de Brasília (CASEB), em 1959, o DF começou a receber recursos da União para construir e manter as escolas.
Registra-se que, desde 1956, os acampamentos dos operários já abrigavam salas de aula. Entretanto, foi com aimplantação do Plano Piloto de Brasília que a nova capital ganhou o desenho de educação formal.
Coube ao educador Anísio Teixeira elaborar o Plano de Construções Escolares. Em 17 de junho de 1960, foi constituída a Fundação Educacional do Distrito Federal (FEDF), já que a CASEB possuía caráter transitório. A Fundação foi criada para dar flexibilidade e eficácia aos procedimentosadministrativo-financeiros.
No período do golpe, o sistema de ensino mudou de denominação jurídica: CASEB, FEDF, Superintendência de Educação e Cultura e Secretaria de Educação e Cultura. A Secretaria fortalece-se em detrimento da FEDF, que deixou de ser uma entidade de direito privado e passa a ser um órgão descentralizado (1965).
Em 1988, implantou-se uma reforma administrativa importante no sistema de ensino. OsComplexos Escolares - criados em 1977 como instâncias descentralizadas para responder ao crescimento da rede – foram substituídos pelas Diretorias Regionais de Ensino. E, em agosto do mesmo ano, foi fundada a EAP (Escola de Aperfeiçoamento de Pessoal).
A Constituição permitiu que o Distrito fosse retirado da condição de área de segurança nacional e alcançasse a emancipação política. Desde 1990,temos um calendário eleitoral para o legislativo e o executivo.
A década de 90 foi marcada pela gestão democrática e popular consubstanciando grandes conquistas para a educação do DF, dentre elas, destaca-se a gestão democrática com eleição direta para diretores e conselhos escolares, a conquista da coordenação pedagógica, além da implantação da Escola Candanga.
Em 2000, dois decretos alterarama gestão do sistema. O Decreto 21.396 dispôs sobre a extinção da FEDF e o Decreto 21.397 instituiu uma nova estrutura para a secretaria, que passou a denominar-se Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. O fim da Fundação Educacional fez com que todos os processos administrativos e pedagógicos afluíssem para a SEDF.
Hoje, a SEDF oferta todas as etapas e modalidades da EducaçãoBásica, tendo universalizado o Ensino Fundamental. A recente Emenda Constitucional nº 59, de dezembro de 2009, ampliou a obrigatoriedade do ensino dos quatro aos dezessete anos de idade até o ano de 2016. Ou seja, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
A estrutura da SEDF ficou organizada em oito unidades orgânicas.

As oito unidades compõem-se de coordenações, gerências e núcleos estruturados daseguinte forma:

Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional - SUPLAV: responsável pela coordenação de supervisão institucional e normas de ensino, inspeção, documentação e acervo escolar.
Subsecretaria de Infraestrutura e Apoio Educacional - SIAE: responsável pela coordenação da alimentação escolar, desde o acompanhamento nutricional até a distribuição e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto político pedagógico
  • Projeto politico pedagogico
  • projeto politico pedagogico
  • projeto politico pedagogico
  • projeto politico pedagogico
  • Projeto Político pedagógico
  • PROJETO POLITICO PEDAGOGICO (PPP)
  • Projeto politico pedagogico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!