projeto nova luz

Páginas: 9 (2098 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
PROJETO NOVA LUZ
Iniciado em 2005, o “Projeto Nova Luz” será o primeiro a utilizar o instituto da concessão urbanística no Brasil, instrumento que permite ao poder público transferir para empresas privadas o direito de desapropriar imóveis. 
“A concessão urbanística é um contrato administrativo por meio do qual o município, sempre por meio de licitação, transfere a pessoa(s) jurídica(s) aexecução de obras de urbanização ou reurbanização de interesse público, obras estas a serem executadas por conta e risco da(s) pessoa(s) jurídica(s) então contratadas, com base em projeto urbanístico específico previamente definido pelo Poder Público Municipal.”
LOCALIZAÇÃO
O Projeto Nova Luz localiza-se no polígono delimitado pelas avenidas Cásper Líbero, Ipiranga, São João, Duque de Caxias e RuaMauá, no Distrito da República, Subprefeitura da Sé, Município de São Paulo.
A área de intervenção do Projeto Nova Luz é de 529.304 m² da qual fazem parte 45 quadras, além do Largo General Osório e da Praça Júlio Mesquita.
Em função do processo histórico de ocupação a área de intervenção e seu entorno configuram alguns dos espaços mais ricos em equipamentos culturais da cidade de São Paulo, commuseus como a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa, salas de espetáculo e música, como a Sala São Paulo e o Instituto Tom Jobim e um espaço a ser construído pelo Governo do Estado que será dedicado à dança.
Soma-se a esses equipamentos um patrimônio histórico de imenso valor, com diversos prédios tombados em diferentes níveis e instâncias. A área é dotada ainda de algumas áreas verdes eespaços de encontro, como o Parque da Luz e a Praça da República.
Ao norte da área, cruzando os trilhos da Estação da Luz, encontra-se um dos polos de moda da cidade de São Paulo, do qual se destaca a Rua José Paulino. À leste, o viaduto Santa Ifigênia conecta a área ao “centro velho” e conduz a população ao pólo comercial de eletroeletrônicos da Santa Ifigênia.
A implantação da totalidade dasintervenções propostas pelo Projeto Nova Luz se dará em 15 anos em fases de cinco anos.

O projeto visa tornar a Nova Luz em um bairro sustentável, dinâmico e diversificado, para morar, trabalhar e se divertir. Um local cercado por elementos históricos e culturais, entretenimento, espaços abertos convidativos, passeios e praças e que ofereça oportunidades de estudo e trabalho.
Para alcançar oobjetivos, de acordo com a visão estabelecida, o Projeto Nova Luz adotou as seguintes macrodiretrizes:
_Valorizar e recuperar o patrimônio histórico edificado, o patrimônio cultural e imaterial;
_ Promover melhor utilização do potencial construtivo planejado para a área com aumento da densidade demográfica
_ Priorizar os deslocamentos a pé e de bicicleta, a acessibilidade universal e o uso do sistemade transporte público;
_ Implantar equipamentos públicos que ofereçam suporte ao incremento populacional
previsto;
_ Ampliar e qualificar as áreas verdes públicas, os espaços de lazer e de convivência;
_ Qualificar o ambiente urbano;
_ Oferecer oportunidades para garantir a permanência dos moradores atuais e atrair novos;
_ Fortalecer as atividades econômicas existentes e atrair novosnegócios;
_ Promover ocupação multifuncional;
_ Realizar a adequação e o ordenamento da infraestrutura e dos serviços públicos;
_ Implantar o projeto com base em padrões de desenvolvimento sustentável.

O PROJETO
A intervenção proposta pretende resgatar a área do Projeto Nova Luz como área residencial no coração da cidade de São Paulo. A incorporação de novos usos, o aumento da população residente,a ampliação e a dinamização dos usos existentes e a adoção de conceitos urbanos sustentáveis servirão de suporte fundamental para a re-significação desta localização com posterior incorporação na plena dinâmica da cidade.
O projeto, elaborado por um consórcio de empresas contratado pela prefeitura, prevê a criação de bulevar, áreas verdes e ciclovias. A estrutura idealizada será composta por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Nova Luz
  • Projeto nova luz
  • Projeto nova luz
  • Projeto Nova Luz Sao Paulo
  • Nova luz
  • ESTUDO DE CASO
  • Estupro a luz da nova lei (incompleto)
  • Projeto Meninas De Luz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!