Jean Piaget

Páginas: 7 (1698 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
COLÉGIO ESTADUAL DRº JOÃO FERREIRA NEVES
EFMNP














Lev Semenovitch Vygotsky














PALMITAL-PR
2014
COLÉGIO ESTADUAL DRº JOÃO FERREIRA NEVES
EFMNP









Lev Semenovitch Vygotsky


















PALMITAL-PR
2014



SUMÁRIO



1-INTRODUÇÃO...................................................................................4

2- UMA BREVE HISTÓRIA DO PENSADOR VYGOTKSY E INTELECTUAL.......................................................................................4

3- O TEÓRICO DO ENSINO COMO PROCESSO SOCIAL..................6
4- AS IDEIAS DE VYGOTSKY...............................................................6
5- A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL.......................9,10
6- OS NÍVEISDE DESENVOLVIMENTO............................................11
7- CONCLUSÃO......................................................................................12
8- BIBLIOGRAFIA..................................................................................13








1- Introdução
Lev Semenovitch Vygotsky foi o primeiro psicólogo moderno, teve uma vida curta, (1896-1934) morreuaos 38 anos de tuberculose.
Teve uma vida sólida desde sua infância, e se dedicou desde cedo a muitas leitura, aos 18 anos matriculou-se no curso de medicina, mas acabou cursando e concluindo o curso de direito. Lecionou literatura, estética e história da arte, fundou um laboratório de psicologia que ganhou grande destaque. As principais obras de Vygotsky são elas: a formação social da mente,psicologia e pedagogia, linguagem, desenvolvimento e aprendizagem, a construção do pensamento e linguagem, teoria e método em psicologia, psicologia pedagógica.
Fundou as zonas de desenvolvimento proximal ZDP e dentro dela seus dois níveis de desenvolvimento; Real e Potencial. Sua psicologia era voltada para as funções superiores humanas, explorou como objeto de estudo; a atenção percepção, memória,os efeitos da interação social, linguagem e cultura, o caráter, sócio histórico do psiquismo, o papel do brinquedo no desenvolvimento da criança.

2-Uma breve História do pensador Vygotksy pessoal e intelectual.
Lev Semenovitch Vygotksy, nasceu em 1896 em Orsha pequena cidade perto de Minsk, capital da Bielo-Russa, região então dominada pela Rússia (e que só se tornou independente em 1991, coma desintegração da União Soviética, adotando nome de Belarus). Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Vygotksy uma formação sólida desde criança. Ele teve um tutor particular até entrar no curso secundário e se dedicou desde cedo a muitas leituras. Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade dedireito. Formado, voltou a Gomel, na Bielo-Rússia, em 1917, ano da revolução Bolchevique, que ele apoiou. Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia -área em que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos. Em 1925 já sofrendo datuberculose que o mataria em 1934, publicou a psicologia da arte, um estudo sobre Hamlet de William Shakespeare, cuja origem é sua tese de mestrado. Ele foi o primeiro psicólogo moderno a sugerem os mecanismos pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa ao insistir que as funções psicológicas são um produto de atividade cerebral.
As principais obras de Vygotsky traduzidas paraportuguês são “A formação social da mente, psicologia e pedagogia, linguagem, desenvolvimento e aprendizagem, a construção do pensamento e linguagem, teoria e método em psicologia, e psicologia pedagógica.
Vygotsky acreditava que as características individuais e até mesmo suas atitudes individuais estão impregnadas de trocas com o coletivo, ou seja, mesmo que tomamos por mais individual de um ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jean piaget
  • Jean piaget
  • Jean piaget
  • Jean piaget
  • Jean piaget
  • Jean Piaget
  • Jean Piaget
  • Jean Piaget

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!