Projeto Escola Vereador

Páginas: 5 (1167 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
1. TÍTULO DO PROJETO
Projeto de aquisição de lousas digitais para escola Francisco dos Santos Leal.
2. JUSTIFICATIVA
A descoberta de novas tecnologias torna as antigas tecnologias e metodologias de ensino, e nossos modelos de escolas que perduraram por séculos, ultrapassados para os dias atuais, e sem motivação para os alunos. Urge a implantação de inovações tecnológicas nas escolas.
O usodidático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos por diversos programas do MEC, como a TV Escola e o Domínio Público, bem como à distribuição de equipamentos tecnológicos, vem, e muito, auxiliar no processo ensino aprendizado, contudo, ainda existe a carência de interatividadeentre professor e aluno o que buscaremos suprir com nosso projeto.
Utilizaremos a lousa digital como um instrumento que proporcionará a inserção da linguagem audiovisual no contexto escolar, aproveitando desses recursos tecnológicos, que facilitam o trabalho com a linguagem audiovisual em sala de aula, para elaboração de aulas mais significativas e inovadoras, vindo de encontro aos anseios deprofessores e alunos, pois, assim, se tornará uma aula muito mais prazerosa, participativa e proveitosa.
Somos sabedores de que não só as crianças, mas também os adolescentes de hoje utilizam os mais diferentes espaços audiovisuais para se expressar, se relacionar e transformar a sua criatividade em uma produção própria, através da utilização dos blogs, whatsapp e facebook que se inseriram em nossomeio através do avanço da internet e da telefonia celular.
Sob o prisma dessa cultura audiovisual, o objetivo deste projeto é ressaltar a utilização da lousa digital como um recurso pedagógico, capaz de potencializar a elaboração de aulas mais dinâmicas, oportunizando uma aprendizagem mais participativa e significativa. A lousa interativa é uma ferramenta de apresentação que deve ser ligada àunidade central de processamento (CPU) do computador. Todas as imagens visualizadas no monitor são projetadas para o quadro por meio de um projetor multimídia. O mais interessante é que a lousa digital permite que professores e alunos utilizem o próprio dedo para realizar ações diretamente no quadro, pois ao tocá-lo, podem-se executar as mesmas funções do mouse.
De fato, cabe à escola aprender alidar com a abrangência e rapidez do acesso às informações e produção do conhecimento, reconhecendo que ela não é mais a única “fonte do saber”. No entanto, ao conhecer melhor os meios e as tecnologias utilizadas pelos alunos, torna-se mais fácil orientá-los quanto a sua utilização, para que possam se beneficiar dos recursos oferecidos. As mudanças no contexto escolar são necessárias, pois a geraçãode alunos que o compõe mudou. Atualmente, quando se observa uma criança a partir dos quatro anos, notam-se certas habilidades que, anteriormente, uma criança da década de 80, nessa mesma faixa etária, não apresentava. As crianças de hoje não têm medo de conhecer e investigar elas perguntam aquilo que não sabem, gostam de experimentar coisas novas e fazer descobertas na prática, ou seja, elas jáestão familiarizadas com o uso da tecnologia e interagem facilmente com a linguagem digital.
Diante do exposto, julgamos mais que necessária a aquisição da lousas eletrônicas para que possibilitem uma maior interatividade entre professores e alunos, vindo de encontro com a expectativa de ambos, aumentando o grau de aprendizagem, pois redobra a atenção do aluno na aula, mesclando a curiosidade e abusca de informação de um modo novo e inovador.

3. DESCRIÇÃO DO PRODUTO
3.1. Lousa Educacional Interativa:
Lousa interativa branca com superfície em aço cerâmico resistente a choques e vibração, de alta durabilidade, magnética, multitoque. Tecnologia de digitalização baseada em sensores ópticos, com durabilidade do toque ilimitada, possuir alta resolução e resposta rápida. Sensível ao toque...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto escola
  • projeto na escola
  • Projeto nas Escolas
  • Projeto na escola
  • Projeto na escola
  • Projeto de escola
  • Escola Projeto
  • projeto escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!