Mitos E Verdades Compensa O De Energia Reativa

Páginas: 5 (1147 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
Mitos e verdades Compensação de energia reativa, distorções harmônicas e correção do fator de potência em instalações elétric
0 COMENTÁRIOS

Edição 79 - Setembro de 2012
Por José Starosta
Algumas “lendas” têm sido criadas e contadas em verso e prosa, algumas até com alguns fundamentos, outras nem tanto. Apresentamos nesta e na próxima coluna alguns comentários de caráter geral, a fim deelucidá-las e eventualmente esclarecê-las. O entendimento dessas histórias (ou de suas raízes) nos dá a possibilidade de entender fenômenos como que “do fim para o começo”, ou ainda, quais as explicações e que nível de treinamento careceria nossa valorosa turma de profissionais ligada às áreas de projetos, execução, manutenção e operação de instalações e de processos industriais. O entendimento de cada umdos temas merece reflexão. Algumas “sacadas” práticas e analogias chegam a ser sensacionais, no entanto, a maioria merece desmistificação.
 
“Partidas de motores geram harmônicas”
 
Por definição, as correntes harmônicas não são fenômenos transitórios como as partidas clássicas de motores o são; apesar de ser possível avaliar as componentes harmônicas de cada ciclo da corrente elétrica desteregime mesmo quando controladas pelos sistemas de partida suave ou por soft starters. Dessa forma, as partidas de motores apresentam correntes transitórias que podem gerar transitórios de tensão ou transientes.
Como as harmônicas de tensão e corrente são classicamente definidas como fenômenos de regime permanente, portanto, mesmo que haja distorção das formas de onda durante este processo, não se podeconsiderar que partidas de motores seriam processos de geração de correntes e tensões harmônicas em regime permanente.
A “norma” não tolera tensão terra-neutro maior que “U” (em que “U” varia de 3 V a 5 V). 
Até então não existe uma norma publicada que restrinja ou limite a tensão “terra-neutro”. O que pode ocorrer nesta situação, segundo alguns fabricantes de equipamentos de Tecnologia deInformação (TI), é a existência de ruídos de modo comum que podem prejudicar a operação dos equipamentos.
E como “solução” para o item anterior, “aterrando-se os neutros em todos os quadros terminais, a tensão terra-neutro desaparece”
De fato, e por razões óbvias, a ligação do barramento de neutro dos quadros de distribuição ao barramento do condutor de proteção (terra) da instalação eliminaria a tensãoterra-neutro; contudo, o neutro só deve ser aterrado em sua origem, isto é, junto aos terminais de neutro das fontes, sejam elas transformadores, UPSs, geradores ou mesmo transformadores isoladores. O multiaterramento do condutor neutro ao longo da instalação transforma o esquema de aterramento TNS em um TNS com possibilidades de loops de corrente e problemas de compatibilidade eletromagnética, comcondução de correntes de neutro pelo condutor de proteção. A ABNT NBR 5410 recomenda que a alimentação de cargas de tecnologia de informações utilize o esquema de aterramento TNS por razões de compatibilidade eletromagnética.
A solução usual e recomendada para manter a tensão terra-neutro de quadros de distribuição e terminais em níveis aceitos pelos fornecedores de equipamentos de TI é ainstalação de transformadores isoladores com enrolamentos delta no primário e estrela no secundário, localizados tão próximo quanto possível à carga e com fator “k” adequado.
“Capacitores com tensões nominais superiores às da tensão nominal da instalação em que serão aplicados são imunes a efeitos de ressonância e suportam bem as harmônicas”
A ressonância ocorre independentemente das características detensão nominal dos capacitores, dependendo fundamentalmente de sua capacitância e das outras impedâncias da instalação. Eventuais sobretensões decorrentes de circulação de harmônicas em baixas quantidades podem de fato ser até suportadas em capacitores com tensões nominais superiores, no entanto, a situação não evitará a queima precoce e a redução da sua vida útil. Deve-se ainda considerar que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • energia reativa
  • O QUE ENERGIA REATIVA
  • Mito ou Verdade
  • Mito ou Verdade?
  • Mitos e Verdades
  • mitos ou verdade
  • mitos e verdade
  • Mitos e Verdades sobre o Ovo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!