Projeto de pesquisa - Bullying

Páginas: 14 (3251 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem por objetivo verificar se há ou não interferência do fenômeno bullying no processo ensino-aprendizagem em escolas municipais públicas de Águas-Lindas de Goiás – GO do 3° ao 5° ano e analisar a existência do fenômeno nestas escolas.
A primeira parte desse projeto apresentará a problemática da pesquisa, bem como, os objetivos geral e específicos. Seguidamenteesse estudo apresentará discussões sobre o fenômeno bullying e dados revelados por pesquisas. Por fim, apresentar-se-á a delimitação da pesquisa e metodologia utilizada.
A pesquisa conta ainda com anexos, contendo questionários para os alunos, professores e diretores, bem como aos familiares.

1 – ASSUNTO
1.1. Tema
Fenômeno Bullying
1.2. Delimitação do tema
Bullying presente em algumasescolas públicas municipais de Águas-Lindas de Goiás-GO.
2 – PROBLEMATIZAÇÃO
2.1. O fenômeno Bullying interfere ou não no processo ensino-aprendizagem?
2.2. Hipótese
O Bullying interfere no processo ensino-aprendizagem pelo fato de causar transtornos mentais e danos psicológicos, desta forma ocasiona queda no desempenho escolar, gerando também medo, ansiedade dentro do ambiente escolar.

3 –JUSTIFICATIVA

O projeto: fenômeno bullying visa investigar se há interferência deste, no processo ensino-aprendizagem, por meio da pesquisa científica, se procede tal questionamento. Segundo pesquisadores que estudam o fenômeno, sabe-se que na maior parte dos casos, atos velados e discretos como: olhares, imagens depreciativas, comentários maldosos e até a violência física, circunstânciasestas, podem colocar a vítima em situações constrangedoras diante de outras pessoas.
É sabido, que este fenômeno é tema de discursões e estudos, diante disto, através desta pesquisa, pretende-se investigar juntamente com a comunidade escolar e familiares, se tal fenômeno interfere ou não de alguma forma no processo de aprendizagem.

4 – OBJETIVOS
4.1. Objetivo Geral
Analisar a possívelinterferência do fenômeno bullying no processo ensino-aprendizagem.
4.2. Objetivos Específicos
Investigar o fenômeno bullying e as possíveis interferências deste no processo educacional.
Questionar os conflitos que envolvem as práticas relacionadas ao fenômeno.
Interpretar as possíveis consequências e se essas podem vir ou não causar algum dano no processo ensino-aprendizagem.

5 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA5.1. Definição do termo
Bullying: palavra de origem inglesa adotada em muitos países para definir o desejo consciente e deliberado de maltratar outra pessoa e coloca-la sobre tensão; termo que conceitua os comportamentos agressivos e antissociais, utilizado pela literatura psicológica anglo-saxônica nos estudos sobre problemas da violência escolar.
Em alguns países, existem outros termos paraconceituar esses tipos de comportamentos. No Brasil, foi adotado o termo, que no geral, é empregado na maioria dos países: bullying. Bully, nome que tem como significado “valentão”, “tirano”, e como verbo, “brutalizar”, “tiranizar”, “amedrontar”. Dessa forma, a definição de bullying é entendida como subconjunto de comportamentos agressivos, caracterizado por natureza repetitiva e por desequilíbriode poder. Tal definição não é aceito universalmente, alguns pesquisadores consideram ser necessário no mínimo três ataques contra a mesma vítima durante o ano para ser considerado bullying.
Desta forma, o bullying pode ocorrer de várias maneiras, como agressões verbais, físicas e/ou psicológicas, morais, sexuais, materiais e por meios de comunicação, como a internet.
Para a catedrática empsicologia da Universidade das Ilhas Baleares, Espanha, Carme Orte Sociais, o bullying é considerado um mal-estar que se apresenta na perspectiva oculta, no desconhecimento e na indiferença, tendo sua força na ausência de valorização pessoal, fruto do desenvolvimento social, emocional e intelectual inadequado daqueles que sofrem e padecem como vítimas desse fenômeno novo e velho ao mesmo tempo.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto de pesquisa sobre Bullying
  • Projeto de pesquisa bullying
  • Projeto de Pesquisa "Bullying"
  • PROJETO DE PESQUISA BULLYING
  • Projeto de Pesquisa: Diga Não ao Bullying
  • Projeto de pesquisa: da tipificação do bullying na legislação penal vigente
  • Projeto bullying
  • projeto bullying

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!