Projeto de intervenção ergonômica em carros esteiras para mecânicos da oficina Visconde Rodas da cidade de Caruaru – PE.

3997 palavras 16 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CAMPUS AGRESTE

CURSO DE DESIGN - ERGÔNOMIA DO PRODUTO – PROFESSOR/ORIENTADOR- BRUNO BARROS

PROJETO DE INTERVENÇÃO ERGONÔMICA

Amaro Junior, Claudio Galvão, Jeiel Silva, Maíra Fernando.
Caruaru, maio de 2012.
Projeto de intervenção ergonômica em carros esteiras para mecânicos da oficina Visconde Rodas da cidade de Caruaru – PE.

Fernando, Maíra. maira2010fernandes@hotmail.com Galvão, Cláudio;
j.c_galvao@hotmail.com

Junior, Amaro; jangobuxafeet@hotmail.com

Silva, Jeiel; jeielsilva_@hotmail.com Resumo:

O conteúdo desse trabalho consiste em apresentar uma intervenção ergonômica para carros esteiras para mecânicos tendo como estudo de caso a oficina Visconde Rodas situada na cidade de Caruaru-PE. Buscando, assim, resolver problemas relacionados à execução do trabalho no cotidiano e a segurança do público por meio de um redesign para o produto em questão.

Palavras Chave: ergonomia, carrinho esteira, redesign.

1. Introdução

É sabido que após a Revolução Industrial houve um avanço tecnológico responsável por novas formas de trabalhar. O ambiente de trabalho, agora, cercado por “maravilhas” tecnológicas, obrigou o trabalhador a se adequar a esse novo meio para atender as novas necessidades humanas e, consequentemente, tais novidades, trouxeram consigo também, problemáticas para o mesmo, geralmente ligadas a sua saúde e ao seu bem estar, por conta das posturas adotas no ambiente de trabalho modificado. Para tentar amenizar esses problemas, como as Lesões por Esforços Repetitivos (LER), conhecidas atualmente, como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), engenheiros, fisiologistas e psicólogos deram inicio a ergonomia, a ciência do conforto. (GRANDJEAN, 1998).
A ergonomia ocupacional tem ajudado a prevenir ou amenizar vários acidentes e lesões relacionados aos esforços causados no

Relacionados