Projeto de Estágio EJA

Páginas: 5 (1014 palavras) Publicado: 31 de julho de 2015























































SUMÁRIO



1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 03

2 OBJETIVOS 03

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 03

4 METODOLOGIA 05

REFERÊNCIAS 05

ANEXOS 06










1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Os alunos são seres diferentes, por isso não aprendem da mesma forma. Assim, podem-se utilizar diferentesmétodos para ensinar. Em se tratando da educação de jovens e adultos, é preciso tomar cuidado aos escolher essas metodologias, pois elas devem despertar o interesse desses alunos que já abandonaram a escola e estão retornando.
O presente projeto de curso tem como área de concentração: Metodologias de Ensino, delimitando-se como tema: Método Paulo Freire na educação de Jovens e Adultos.


2 OBJETIVOSa) Definir EJA;
b) Destacar a visão de Paulo Freire sobre a educação de jovens e adultos;
c) Refletir sobre a importância dessa modalidade de ensino por meio de uma mensagem.


3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino que tem como objetivo atender jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada.

Segundo o Governo do Estado deRondônia (2013, p. 13):

A Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade da Educação Básica nas etapas do Ensino Fundamental e Médio, que visa oferecer oportunidade de estudos às pessoas que não tiveram acesso ou continuidade desse ensino na idade própria, assim como, prepará-los para o mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania.

A educação de jovens e adultos requer a superação deinúmeros desafios, pois ela não é obrigatória, sendo que o aluno que busca essa modalidade de ensino sentiu necessidade ou vontade de voltar a estudar. Geralmente são alunos que precisaram deixar os estudos para trabalhar e ajudar no sustento da família, mas que hoje buscam uma nova chance de aumentar seus conhecimentos.

Tais alunos já possuem uma grande bagagem de conhecimentos que adquiriram ao longode suas vidas e experiências práticas e profissionais, por isso não podem ser vistos como seres desprovidos de conhecimento.

Nesse sentido, Paulo Freire sugere que a pedagogia tradicional não seja trabalhada em sala de aula e sugere uma pedagogia libertadora.

Na Pedagogia Libertadora, o aluno passa a ser o centro do ensino, ele tem liberdade para se expressar. Ou seja, o professor deixa de ser odetentor do saber para dividir essa posição com os alunos que deixam de ser vistos como tábuas rasas e são reconhecidos como possuidores de conhecimento.

A educação, a luz das reflexões de Freire, teria o caráter libertador e não domesticador, como o modelo tradicional da educação. Seria uma práxis educativa capaz de libertar o homem de toda situação de opressão, ao qual se encontra sujeitado,através da libertação de sua consciência, tornando-o um sujeito crítico e reflexivo capaz de transformar sua realidade e inserir-se na sociedade de forma efetiva. (PEDAGOGIA UFM, 2009, p. 1)

Sendo assim, o professor precisa mudar sua forma de ensinar, ou seja, não pode mais utilizar práticas tradicionais é preciso desenvolver práticas pedagógicas coerentes com a realidade de seus alunos a fim decontribuir com sua formação.

Na Pedagogia Libertadora o professor tem a função de problematizador, para isso o educador deve construir uma relação em que educador é também educando através de um processo de humanização de si com o outro (educando).

O professor, nesta concepção de ensino, não é aquele que repassa os conteúdos, mas aquele que motiva os alunos a buscar os conhecimentos, a seremsujeitos ativos, reflexivos e críticos em relação às informações que recebem.


4 METODOLOGIA


O estágio será realizado junto à turma de Pedagogia PED 0511.
Para o desenvolvimento do curso de capacitação serão utilizados slides que apontem os principais tópicos relacionados à Educação de Adultos baseado em Paulo Freire e também será lida uma mensagem para refletir junto com as alunas do curso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estagio do eja
  • Estágio eja
  • Estagio EJA
  • estagio do eja
  • Estagio de eja
  • Estágio _ EJA
  • Estagio no eja
  • ESTAGIO EJA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!