Qualquer Objeto Ou Corpo S Lido

Páginas: 2 (334 palavras) Publicado: 31 de julho de 2015
Qualquer objeto ou corpo sólido, e mesmo as pequenas moléculas que formam os objetos macroscópicos, possuem uma certa vibração natural, uma "freqüência característica". Isso ocorre porque os átomospossuem uma energia de agitação, uma propriedade explicada pela mecânica quântica e pela termodinâmica, que está associada à sua temperatura. Os físicos chamam essa energia de energia térmica. Acombinação das freqüências de todos os átomos cria um "padrão de vibração" que caracteriza os corpos, sejam eles musicais ou não.
Entretanto, as freqüências ligadas à música são criadas por um mecanismodiferente. É necessário "excitar", estimular externamente um corpo, para que ele emita um som. Em outras palavras, é necessário que se aplique uma força a esse corpo para que o elemento vibrante (quetransmitirá a energia às moléculas de ar) seja colocado em movimento. Se movimentarmos um diapasão de garfo (batendo com ele na borda de uma mesa, por exemplo), o movimento das suas hastes empurra ecomprime o ar com a mesma freqüência com que elas vibram. No caso do diapasão típico, a freqüência natural de vibração é de 440 ciclos por segundo, ou 440 Hz. Ela depende, como você deve estarimaginando, do tipo de material com o qual o diapasão é construído: densidade, rigidez, a constituição molecular, forma e uma enorme variedade de fatores. Podemos exemplificar essa diferença se compararmos doisdiapasões, feitos do mesmo material, com a mesma forma, mas modificando a separação entre as hastes. Eles vibrarão com freqüências diferentes: o que tiver menor separação entre as hastes vibrará maisrapidamente. Da mesma forma, se escolhermos outros dois com o mesmo material, forma e separação entre as hastes, mas com uma pequena diferença no comprimento das hastes, o que tem hastes mais longasvibrará mais lentamente.
Um outro exemplo de padrões de vibração característicos pode ser observado quando damos uma pancada leve no tampo de um violão ou na caixa de ressonância de um piano. É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • um objeto qualquer
  • ESTRUTURA CRISTALINA DOS S LIDOS
  • Imperfei es nos S lidos
  • S LIDOS GEOM TRICOS
  • POP S Lidos
  • Propriedades Gerais Dos S Lidos
  • Res Duos S Lidos
  • RES DUOS S LIDOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!