Projecto Pedagogico Família na Escola

Páginas: 11 (2626 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014




Projecto Pedagógico


Ano Lectivo: 2013/2014



Pézinhos de Lã
Berçário






Educadora Responsável: Rita Barbosa
Auxiliar Permanente: Teresa Cardoso


Índice

Índice 1


Os nossos bebés 2


Princípios orientadores 3


Caracterização do grupo 5


Rotinas 6


Características e aquisições das crianças dos quatro aos doze meses 7


Objectivos eEstratégias pedagógicos 11


Relação Educador/Criança no primeiro ano de vida 14
Os nossos BEBÉS!


Desde o nascimento que os nossos bebés aprendem activamente através das relações que estabelecem com as pessoas e das explorações dos materiais do seu mundo imediato, descobrem como se hão-de deslocar, como segurar e agir sobre os objectos; e como comunicar e interagir com os pais, familiares eeducadores. Os bebés observam, alcançam e agarram pessoas e materiais que especialmente atraem a sua atenção. Escolhem objectos e pessoas para brincar e explorar, iniciam acções que os interessam particularmente, e respondem a vários acontecimentos que ocorrem no seu mundo. Através da combinação única de gestos, expressões faciais, barulhos e (casualmente) palavras, comunicam os seus sentimentos edesejos. Através das suas explorações, passam a confiar nos pais e nas pessoas que cuidam deles em termos de atenção, apoio e desenvolvimento das suas acções, escolhas e modos de comunicar.

É necessário compreender que o bebé desde de cedo explora e estimula a compreensão, desenvolvendo um sentimento de confiança em si próprio e nos outros e que lhe permite tornar-se curioso e autónomo na suaaprendizagem.

A equipa da sala proporciona aos bebés uma aprendizagem activa, apoiando as suas iniciativas e os seus desejos de explorar com os cinco sentidos, proporcionando experiências chave. Uma aprendizagem que se revela fundamental para o crescimento e desenvolvimento humano saudável.


Princípios orientadores


Relação Afectiva:

A relação afectiva deve ter como base a aceitação dooutro como um ser próprio, respeitando a sua individualidade. A parte afectiva e emocional é a base do desenvolvimento cognitivo.
As relações afectivas que a criança estabelece com os outros vão marcar o seu crescimento harmonioso e vão permitir aprender gradualmente, o auto-controlo e os valores morais da sua cultura. Daí que o ambiente associado à relação afectiva onde a criança cresce éextremamente importante para o seu desenvolvimento global. Confere à criança a possibilidade dela construir/ organizar o seu mundo interior, desenvolvendo uma identidade sólida e dentro dos parâmetros da normalidade.


Respeito pela criança como pessoa:

O respeito é um valor que envolve tudo. O respeito pelas crianças, assim como entre os adultos, é fundamental para criar um bom ambiente detrabalho e com resultados positivos. Respeitar implica aceitar o outro como ele é, olha-lo como ser humano com características próprias. O respeito numa criança passa pela comunicação com a mesma sobre a situação em que está envolvida, assim como a aceitação do ritmo de cada uma. Envolver as crianças nas coisas que lhes dizem respeito é investir no tempo que existe para as crianças e estar completamentedisponível para as mesmas. Valorizamos a igualdade, a aprendizagem que foca uma liberdade de escolha das crianças e exploração de tudo o que as rodeia.



Trabalho em equipa e com a família como meio para uma educação equilibrada da criança:

O trabalho em equipa é fundamental, havendo sempre uma troca e partilha de saberes. Acreditar é essencial para o sucesso. Parte de cada um conquistarum espaço de felicidade no local onde se trabalha, tanto para os adultos como para as crianças. A educação parte pelo exemplo e pela atitude de todos nós. O trabalho com a família da criança é indispensável para um bom desenvolvimento de aprendizagem da criança visto a família ser a primeira referência educativa da mesma. A instituição deve ser um prolongamento da família, mesmo tendo papéis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto pedagogico família na escola
  • Projeto Pedagogico A relação Familia E Escola
  • A participação da família no projeto político pedagógico da escola
  • A RELEVÂNCIA DA INTEGRAÇÂO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA NO PA RELEVÂNCIA DA INTEGRAÇÂO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA NO...
  • O pedagógico na escola
  • Familia e escola
  • familia e escola
  • Família e escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!