Programa Fome Zero

Páginas: 7 (1665 palavras) Publicado: 2 de março de 2014
FACULDADE REGIONAL DE ALAGOINHAS- FARAL/UNIRB

CURSO DE NUTRIÇÃO 4º SEMESTRE


CAROLINA LIMA XAVIER RIBEIRO
FABIANA LIMA CARDOSO
FRANCIS SILVA SANTOS
LARISSA ELANA DOS SANTOS SANTANA
MARIANA FIGUEIREDO DE MATOS
TAISE DA SILVA NEVES




PROGRAMA FOME ZERO











Alagoinhas-Ba
2013
CAROLINA LIMA XAVIER RIBEIRO
FABIANA LIMA CARDOSO
FRANCIS SILVA SANTOS
LARISSAELANA DOS SANTOS SANTANA
MARIANA FIGUEIREDO DE MATOS
TAISE DA SILVA NEVES








PROGRAMA FOME ZERO
Trabalho apresentado no curso de graduação em Nutrição 4º semestre, da Faculdade Regional de Alagoinhas FARAL/ UNIRB, como avaliação parcial da disciplina Saúde Coletiva.
Orientação: Profª. Gabriela Perez






Alagoinhas-Ba
2013
PROGRAMA FOME ZERO



Carolina Lima XavierRibeiro1
Fabiana Lima Cardoso2
Francis Silva Santos3
Larissa Elana Dos Santos Santana4
Mariana Figueiredo De Matos5
Taise Da Silva Neves6


RESUMO

Fome Zero, projeto que visa combater a fome com ações voltadas para garantir a segurança alimentar da população, oferecendo condições para adquirir o alimento. Alimentação de qualidade é direito do cidadão, o objetivo é combater as causasestruturais da fome sendo o principal proposito erradicar a miséria. O programa Fome Zero abrange além das ações emergenciais no combate à fome e à pobreza um conjunto de políticas voltadas para tratar as suas causas, como por exemplo: geração de emprego e renda, incentivo à agricultura familiar, reforma agrária, programas de convivência com a seca e programa de alfabetização. O Fome Zero foi criadopara combater a fome e as causas mais profundas que geram a exclusão do indivíduo da sociedade. É uma estratégia política para diminuir uma das causas da desigualdade social, a insegurança alimentar.
Palavras-chave: fome, miséria, desigualdade.

INTRODUÇÃO

O Fome Zero é um programa do governo federal, considerado um dos itens mais importantes da agenda social do mandato do presidente LuísInácio Lula da Silva. O projeto apresenta a alimentação como direito humano básico e a prioridade do combate à fome, a miséria e suas causas estruturais, como questões que vêm mobilizando a sociedade brasileira há mais de uma década. Tendo como principal objetivo, que todas as famílias brasileiras tenham condições de se alimentar dignamente com regularidade, quantidade e qualidade necessária àmanutenção de sua saúde física e mental, e expandir vários dos outros programas existentes. Sendo um programa transversal que pretende estabelecer uma nova articulação com a esfera produtiva, estimulando a agricultura e a economia local. Tomando-se por base a renda familiar como o fator que interfere diretamente no acesso ao alimento. (FOME ZERO: UMA HISTÓRIA BRASILEIRA V.I)
O programa foi organizado apartir de quatro eixos articuladores de proteção e promoção social, sendo eles, a ampliação do acesso aos alimentos, fortalecimento da agricultura familiar, geração de renda, articulação, mobilização e controle social. Essas ações destacadas pelo Fome Zero são de caráter universal, no sentido de que se aplicam a toda população brasileira, enquanto outras são focalizadas em famílias de baixarenda, pequenas e médias cidades ou metrópoles. Os diferentes grupos da população demandam ações específicas para enfrentar a questão de segurança alimentar e nutricional, especialmente em tempo de curtos e médios prazos. (DA ESTRATÉGIA FOME ZERO, AO BRASIL SEM MISÉRIA – IBASE)
O projeto foi desenvolvido em primeiro momento, uma ação emergencial de distribuição de alimentos, pois, como o próprioPresidente Lula destacou várias vezes em seus discursos, “quem tem fome, tem pressa”, ou seja, a atenção primeiramente é para os assistidos, mas não fica restrito a isso, ele busca atender a todas as famílias brasileiras de forma digna e completa, levando em consideração todas as suas necessidades básicas, sejam elas, educacionais, de saúde ou econômica - como emprego e renda -, tidos como direitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Programa fome zero
  • Programa fome zero
  • fome zero
  • fome zero
  • fome zero
  • fome zero
  • Fome Zero
  • Fome zero

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!