fome zero

Páginas: 23 (5526 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Políticas Específicas de combate à fome
O Programa Fome Zero tem o compromisso de alterar situações agudas de miséria e de contribuir para a mudança de paradigmas de segurança alimentar que impedem o crescimento do país. Dentre os programas de políticas específicas estão: Cartão-Alimentação, Alimentos Emergenciais, Estoques de Alimentos de Segurança, Educação para o Consumo Alimentar,Ampliação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), Combate à Desnutrição e Ampliação da Alimentação Escolar. O programa brasileiro de cartão-alimentação  - Fornecer crédito que deve ser utilizado na compra de alimentos ou mediante comprovação posterior via recibos ou notas fiscais.
Implantar mecanismos de contrapartida para os atendidos pelo Programa Cartão-Alimentação - PCA - em relação àfreqüência a cursos de alfabetização e à rede de saúde, requalificação profissional ou prestação de serviços comunitários. Apoio à ampliação da merenda escolar     
                      
Elevar teores calórico e nutricional da merenda. 
 
Estender o atendimento para os irmãos de escolares e para a rede infantil, especialmente nos municípios mais pobres. 
 
Utilizar produtos regionais nacomposição da merenda. 
 
Apoiar tecnicamente os Conselhos Municipais de Alimentação Escolar.
Estrutura                
O Programa Fome Zero é um programa de todo o governo. Por isso, envolve todos os Ministérios e conta com a estrutura do Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome (MESA) e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), para a coordenação dasações. Os componentes do Programa Fome Zero são:
Construção participativa de uma Política de Segurança Alimentar 
A participação ativa da sociedade na formulação, execução e acompanhamento de uma Política de Segurança Alimentar, tendo como expressão máxima o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) 
Implantação de políticas públicas 
Uma combinação de políticasestruturais (voltadas para as causas profundas da fome e da pobreza), políticas específicas (para atender diretamente as famílias no acesso ao alimento) e políticas locais (a serem implantadas por governos estaduais, prefeituras e pela sociedade organizada de acordo com as necessidades de cada região), articuladas pelo Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome (MESA).
ProgramaFome Zero         
Alimentação de qualidade é direito do cidadão. O objetivo do Programa Fome Zero é combater as causas estruturais da fome e da pobreza e ao mesmo tempo assegurar que haja comida na mesa de quem mais precisa. Organizado em políticas e ações, o Programa Fome Zero se propõe a garantir o direito ao alimento de qualidade, atribuição governamental que se concretiza com o apoio deentidades e organizações sociais. Por isso o Programa não se confunde com filantropia nem deve permitir-se exploração de qualquer ordem. Está claro que garantir a segurança alimentar e nutricional é garantir o desenvolvimento social e econômico do país. Por isso combater a fome é gerar empregos, aumentar a produção local de alimentos, dinamizar o comércio local e dar condições de cidadania às famílias.O Programa Fome Zero reúne políticas estruturais que combatem as causas da pobreza, políticas específicas que buscam interromper o binômio “fome-pobreza” e políticas locais, urbanas e rurais que apoiam e divulgam iniciativas de prefeituras e da sociedade.
Fome e Desenvolvimento                    
O diagnóstico é dramático: a fome e a insegurança alimentar no Brasil não são causadas pela faltade alimentos. O problema é a falta de dinheiro para a compra dos alimentos. Por falta de recursos, dezenas de milhões de pessoas não têm acesso a uma alimentação adequada.
O Programa Fome Zero parte do princípio de que a pobreza não é algo furtivo, ocasional, mas sim o resultado de um modelo perverso de desenvolvimento que tem levado à crescente concentração de renda e ao desemprego. Essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fome zero
  • fome zero
  • Fome Zero
  • Fome zero
  • O Programa Fome Zero
  • Programa fome zero
  • Programa Fome Zero
  • rio + 20 fome zero

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!