Professores Reflexivos

Páginas: 5 (1237 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
ANÁLISE CRITICA










Rio de Janeiro
2013

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
ANÁLISE CRITICA

A escola está desempenhando vários e novos papeis hoje na sociedade atual, este vem sendo um campo de constante mutação e o professor tem um papel central: ele é responsável pela mudança de atitude e pensamentodos alunos. O professor também precisa estar preparado para os novos e crescentes desafios desta geração que nunca esteve tão em contato com novas tecnologias e fontes de acesso ao conhecimento, segundo Fogaça (2012). além disso, em sua formação inicial possivelmente houve alguns aspectos deficitários, pois um exame do histórico da formação inicial em nosso país mostra que ela não vem sendobem-sucedida na maioria das vezes. Os cursos de licenciatura são considerados ineficientes para a formação de professores realmente capacitados para ensinar1.
Nóvoa (1995)2 afirma que para a melhoria e mudanças na escola, são necessários cinco princípios: a) Considerara as escolas como a unidade estratégica de mudança em educação; b) desenvolver dinâmicas de participação dos professores e dosrestantes atores educativos em torno dos processos de inovação escolar; c) perspectivar a melhoria das escolas como um processo e não como um produto, criando um cultura da escola que consagre uma atitude de mudança permanente; d) produzir sugestões de práticas, de políticas e de procedimentos que contribuam para a melhoria das escolas; e) ter consciência do processo de inovação, introduzindodispositivos de regulamentação.
Segundo Mercado ( 1999)3 conhecer é hoje algo mais além que ser capaz de reproduzir nomes, fatos e conceitos, pois a cada dia cresce a distancia entre o que se é capaz de recordar e o volume das informações Em poucos anos depois de terminar os estudos universitários descobrem que uma parte importante do que estudado está obsoleto. Para superar esta realidade emtransformação, alguns desafios são colocados, como tomada de decisões no acesso a informações, integrar recursos tecnológicos e da multiplicidade de linguagens
Mazeu (1998)3 afirma que a formação continuada do professor, por sua vez, na perspectiva histórico-social toma como base a prática pedagógica e situa como finalidade dessa prática levar os alunos a dominarem os conhecimentos acumuladoshistoricamente pela humanidade. Para conseguir que os alunos se apropriem do saber escolar de modo a se tornarem autônomos e críticos, o professor precisa estar, ele próprio, apropriando-se desse saber e tornando-se cada vez mais autônomo e crítico.
Segundo Bernardo4 formação de professores vem assumindo posição de destaque nas discussões relativas às políticas públicas. É uma preocupação que seevidencia nas reformas que vêm sendo implementadas na política de formação docente1 bem como nas investigações e publicações da área e nos debates acerca da formação inicial e continuada dos professores. Nessas dimensões, a formação continuada aparece associada ao processo de melhoria das práticas pedagógicas.
Ainda de acordo com o autor, no que tange à literatura, o estudo da questão da formaçãocontinuada de professores envolve um número considerável e crescente de autores (Perrenoud, 2000; Nóvoa, 1992; entre outros), que aponta seja para a insuficiência da formação inicial para o desenvolvimento profissional do professor, mesmo a que é realizada em nível superior, seja para a necessidade de se levar em conta o saber do professor, seja para a escola como lócus de formação docente.
Teoriae prática são pólos separados, mas não opostos. Na verdade justapostos. O primado é da teoria. A prática deve ser uma aplicação da teoria. A prática propriamente não inventa, não cria, não introduz situações novas. A inovação vem sempre do pólo da teoria. A prática adquirirá relevância na medida que for fiel aos parâmetros da teoria. E ainda complementa afirmando que nesse enfoque, a teoria não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • professor reflexivo
  • professor reflexivo
  • Professor Reflexivo
  • professor reflexivo
  • Professor reflexivo
  • professor reflexivo
  • PROFESSOR REFLEXIVO
  • Professor reflexivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!