projeto do objeto

Páginas: 7 (1531 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Design, cultura material e o fetichismo dos objetos

Muito sê tem sendo discutido a respeito de varias interpretações defendendo o surgimento do design. Conforme alguns argumentos das autoridades modernistas , pelos objetos que produz.Se por outro lado a definição do design se pauta no próprio processo de projetar, então pouco importa, rigor a forma de produção. Mesmo que não haja produçãonenhum a atividade do designer continua a existir.Esta posição foi adotada, historicamente, por grande parte dos designers anteriores do século XX.
Porem, muito mais difícil que afirmar o momento especifico do surgimento do design é limitar sua abrangência de ação na sociedade atual, já que não se pode afirmar ao certo se a o design é definido pelos projetos que produz ou se pauta no próprioprocesso de projetar. É exatamente essa interpretação duvidosa em relação a natureza que ameaça a identidade do designer atual.
Há tempos atrás o designer era considerado um guardião dos grandes valores estéticos, decidindo de forma quase inquestionável aquilo que poderia ser considerado feio ou bonito. Atualmente , a sociedade já não sente mais a necessidade de pautar todos os seus produtos,padrões estéticos únicos. O principal apelo comercial que estes terão, o que poderá ser feito não necessariamente por um profissional da área de design.Permanecem a exigência de garantir uma qualidade mínima, não necessariamente se volta para o designer cumprir.Assim, tendo sua identidade ameaçada pela segunda vez.Os avanços da informática tendem a democratizar cada vez mais o instrumental básico dodesigner.

Designer como cultura material (SUB titulo)
Segundo os historiadores modernistas , tudo começou no século XX , onde busca situar i surgimento do campo no tempo e no espaço. Tudo o que veio antes disso, segundo aquela doutrina , eram precurssores. Com todo este desgaste em relação a sua profissão o designer não pode perde a sua consciência de sua importância para evolução. Antes deprojetar produtos ou definir processos o designer é capaz de dar existência concreta e autônomas a ideias, desenvolvendo de certa forma, a cultura material da sociedade.
A partir do artefato individual para o conjunto de artefatos produzidos e usados por um determinado grupo de uma sociedade ,chegamos ao concreto de Cultura Material.
Entendendo Cultura Material como uma forma de compreender o papeldos artefatos em que o consumo da mercadoria e o consumismo constitui em um fenômeno de maior importância social e cultural.
O design representa na sociedade industrial um sitio privilegiado para a geração de artefatos, constituindo de grosso modo a fonte mais importante da cultura material de uma sociedade que, mais do que qualquer outra já existiu , pauta a sua identidade cultural naabundância material que se tem conseguido gerar.
Onde as pessoas se relacionam de forma obsessiva com seus bens materiais em vez de participarem de interações sociais, usando o consumo como forma de supri outros aspectos da relação humana. O que , segundo Cardoso, pode ser definido como Fetichismo dos Objetos.

Fetichismo : origens e aplicações
O Fetichismo, para Miller , consiste em privilegiar osobjetos no lugar de pessoas. Trata- se de interagir com objetos através do consumo ao invés de interagir com pessoas. O interesse ao fetichismo como categoria filosófica reside justamente no fato de que tange tanto a reificação quanto a alienação .O fetichismo funciona ao mesmo tempo como atribuição de valores subjetivos ao objeto como apropriação representada pelo objeto.
É uma palavra curiosa,fetichismo, utilizada para designar uma serie de coisas mais ou menos diversas mas com pelo menos uma semelhança bastante significativa.
O seu uso em português advêm do vocábulo francês - fetiche - cujo sua origem vem da palavra " feitiço", tendo seu primeiro registro no século XVII.
Fetichismo, na sua acepção mais antiga refere-se ao culto dos fetiches, ou seja ,a adoração de objetos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto do objeto
  • Projeto de Objeto
  • projeto objeto
  • Projeto do Objeto
  • Projeto de Objeto
  • projeto do objeto
  • Projeto orientado a objetos
  • projeto orientado objeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!