Esquizofrenia

Páginas: 18 (4280 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
FACULDADE SANTO AGOSTINHO
BACHARELADO EM PSICOLOGIA

DANYELE FAUSTINO MARTINS
INGRID SOARES DE ALENCAR
AMANDA ÉRICA QUEIROZ BATISTA
LEIDIANE REBELO SOARES
MARTA RAÍSA AURELIANO CAMPELO
LUANNA BORGES DA SILVA SANTOS
ANDREIA DE MOURA ROCHA
ISABEL CRISTINA VIEIRA DUARTE PIMENTEL
ANAIRA JAYNE BENVINDO DE SÁ
JULLYANNA OLIVEIRA CARNIB















RELATÓRIO(Esquizofrenia)


















TERESINA-PI
2013
DANYELE FAUSTINO MARTINS
INGRID SOARES DE ALENCAR
AMANDA ÉRICA QUEIROZ BATISTA
LEIDIANE REBELO SOARES
MARTA RAÍSA AURELIANO CAMPELO
LUANNA BORGES DA SILVA SANTOS
ANDREIA DE MOURA ROCHA
ISABEL CRISTINA VIEIRA DUARTE PIMENTEL
ANAIRA JAYNE BENVINDO DE SÁ
JULLYANNA OLIVEIRA CARNIB


















RELATÓRIO(Esquizofrenia)

Relatório apresentado à disciplina Estágio Básico I , do curso de Psicologia da Faculdade Santo Agostinho, como requisito para a obtenção de nota. Professora: Liana Dantas.











TERESINA-PI
2013
APRESENTAÇÃO

Este relatório diz respeito à realização do seminário integrador da disciplina Estágio Básico, iniciamos a organização desse trabalho no dia 05 denovembro ao dia 05 de dezembro de 2013.
Este trabalho consiste em detalhar a esquizofrenia, explicando o que é, a classificação, como começa, o diagnóstico, o curso, sintomas positivos e negativos e como reconhecer a esquizofrenia ainda no começo.
Esse seminário será acompanhado de uma peça apresentada pelas alunas do Curso de Psicologia da Faculdade Santo Agostinho, 1º período. Nessa peça émostrada uma jovem em crise esquizofrênica, e as atitudes que a mãe toma diante de tal situação.






































SUMÁRIO

1










































1 INTRODUÇÃO

Apesar da exata origem não estar concluída, as evidências indicam mais e mais fortemente que a esquizofrenia éum severo transtorno do funcionamento cerebral. A Dra Nancy Andreasen disse: "As atuais evidências relativas às causas da esquizofrenia são um mosaico: a única coisa clara é a constituição multifatorial da esquizofrenia. Isso inclui mudanças na química cerebral, fatores genéticos e mesmo alterações estruturais. A origem viral e traumas encefálicos não estão descartados.A esquizofrenia é provavelmente um grupo de doenças relacionadas, algumas causadas por um fator, outras, por outros fatores".
A questão sobre a existência de várias esquizofrenias e não apenas uma única doença não é um assunto novo. Primeiro, pela diversidade de manifestações como os sub-tipos paranóide, hebefrênico e catatônico além das formas atípicas, que sãoconhecidas há décadas. Segundo, por analogia com outras áreas médicas como o câncer. O câncer para o leigo é uma doença que pode atingir diferentes órgãos. Na verdade trata-se de várias doenças com manifestação semelhante. Para cada tipo de câncer há uma causa distinta, um tratamento específico em chances de cura distintas. São, portanto, várias doenças. Na esquizofrenia talvez seja o mesmo e o simplesfato de tratá-la como uma doença só que atrapalha sua compreensão. Poucos sabemos sobre essa doença. O máximo que conseguimos foi obter controle dos sintomas com os antipsicóticos. Nem sua classificação, que é um dos aspectos fundamentais da pesquisa, foi devidamente concluída.
Esquizofrenia é uma doença mental que se caracteriza por uma desorganização ampla dos processos mentais. É um quadrocomplexo apresentando sinais e sintomas na área do pensamento, percepção e emoções, causando marcados prejuízos ocupacionais, na vida de relações interpessoais e familiares.
Nesse quadro a pessoa perde o sentido de realidade ficando incapaz de distinguir a experiência real da imaginária. Essa doença se manifesta em crises agudas com sintomatologia intensa, intercaladas com períodos de remissão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é esquizofrenia?
  • Esquizofrenia
  • esquizofrenia
  • ESQUIZOFRENIA
  • Esquizofrenia
  • Esquizofrenia
  • Esquizofrenia
  • Esquizofrenia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!