professor x cxomunidade

2006 palavras 9 páginas
Professor X Comunidade

São Paulo 2014

Titulo: Professor dedicado transforma vidas.

Resumo

Há inúmeros fatores a serem levados em conta na consideração da relação professor X comunidade. O primeiro deles é que a ação educativa tem objetivos, conteúdos, métodos, no padrão de sentimentos e emoções, na natureza dos laços pessoais e nas circunstâncias em que ocorrem. Outra consideração refere-se ao comportamento dos moradores das comunidades, diferentes camadas sociais em relação à informação e interesse de se capacitar.
Vimos em nossa pesquisa o trabalho de professores que escreveram sobre a relação que o professor tem com a comunidade. Um deles é Luiz Fabiano Zanatta, professor de enfermagem que publicou o livro: “Comunidade, Família e Escola: por uma educação do educador no campo”.
"[...] O livro foi tão enriquecido em conhecimento que se tornou material pedagógico do programa PROJOVEM, com práticas e politicas, métodos inovadores e processos educativos e organizativos que são capazes de despertar camponeses em suas experiências, para que se possa compreender o campo desde suas raízes”. (Assessoria de Comunicação Social, 2013)
O outro escritor foi o Antonio Carlos Gomes da Costa, que escreveu o livro “O PROFESSOR COMO EDUCADOR - Um Resgate Necessário e Urgente”.
Este livro vem elucidar o professor para o papel que este tem com o social, que todo professor tem que conhecer-se para realizar um trabalho docente que mude a qualidade de vida de alunos dentro e fora de da sala de aula.

"[...] o professor está chamado a vivera cidadania dentro e fora da sala de aula. Para isso, é imprescindível que tenhamos uma consciência límpida e madura do papel que devemos ter diante dos educandos, de suas famílias e de toda a comunidade onde a escola está inscrita." (COSTA, 2001, p.24)

Rosana Costa, aluna da escola Gracilliano Frontin Rondon/Pedra Lavrada-PB ano de 2010, venceu a olimpíada da Língua Portuguesa, ganhou para a

Relacionados