territerioridade

272 palavras 2 páginas
Capitulo I: Educação, Geografia e Escola: encontros e desencontros
Autor: Thiago Tavares Souza

O texto nos conta que, a Geografia não era uma disciplina única, mas sim espalhado em outros conteúdos. Acredito que não era de boa qualidade, não havia preparação e nem informações adequadas e para homens da elite.
Aos poucos ela foi ganhando o espaço. Quando a Geografia acadêmica surgiu, passou a ter então uma Geografia das Universidades e outra para o ensino.
No ensino, ela prevalecia tradicional, (“O ensino de Geografia Permaneceu praticamente inalterado em suas características de nítida orientação clássica, ou seja, a Geografia descritiva, mnemônica, enciclopédica...” (Rocha,1996:178) –Pág.32).
A Geografia parte do cotidiano, da realidade, do momento em que estamos vivendo, e não apenas respostas conclusivas didáticas, como aponta Pontuscha:
“...A ineficácia do ensino da disciplina na formação do estudante, o livro didático como única fonte de estudo, orientação didático-pedagógica vulgarizada de acordo com a proposição de conceitos incompatíveis com o momento vivido pela ciência geográfica, desvinculação da Geografia ensinada na Universidade daquela ensinada nas escolas de primeiro e segundo graus.” (Pontuscha, 2007:70- Pág. 49).
A pesquisa de campo então, deveria ser utilizada no ensino de Geografia, pois ela ajuda na compreensão de diferentes aspectos de uma determinada realidade.
Eu indicaria o capítulo, mas preciso ler ele mais vezes. Fiquei confusa ao ler esse capítulo, li e reli muitas vezes, mas não consigo colocar claramente o que entendi. O professor explicando na sala foi de mais fácil entendimento. Acredito que para uma pessoa mais informada o capítulo seria mais compreendido, é inteligente o conteúdo dele, talvez por esse motivo eu me confundi.

Relacionados