PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Páginas: 12 (2997 palavras) Publicado: 9 de março de 2014








































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Em geral, os livros de Economia tratam das questões relativas ao nível de preços, do emprego, da taxa de inflação, taxa de juros, do PIB, do comércio exterior.Desses livros pulam palavras e conceitos como produção, distribuição, consumo e crescimento econômico. Mas essa mesma Ciência Econômica em seus diversos modos, tanto macro quanto microeconômicos, está presente nas nossas vidas e nos nossos pensamentos muito mais do que imaginamos.
Desse modo, as questões econômicas (e seus conceitos) passam por situações diversas que nos envolve no dia a dia.Desde escolher comer churrasco ou feijoada, jogar xadrez ou damas, assistir a catástrofes e acidentes de carro, motos ou avião, poluição dos rios e do ar que respiramos. Podemos identificar conceitos econômicos em situações como epidemia de dengue, doença da vaca louca, um trânsito congestionado nos grandes centros, nas campanhas de vacinação, nos preços do cinema no shopping Center, numa polícia cmpouco treinamento, na facilidade de se cometer um crime. Para todos esses e tantos outros “casos e situações” a economia (ciência) está presente e “aparece” em suas diferentes formas que muitas vezes passa longe do entendimento das pessoas que não conhecem os conceitos dessa ciência.
Sendo assim, diante dos fatos que acontecem em nosso dia-a-dia este texto busca também mostrar um pouquinho do queacontece em nossa sociedade através de reportagens feitas pela mídia e de alguns conceitos básico dentro da ciência econômica.



2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Inflação, no estudo da economia é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Ela também representa a queda do poder aquisitivo donosso dinheiro em relação ao aumento dos preços de bens e serviços. A inflação é terrível para a economia dos países. As pessoas que mais perdem são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o seu dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária. Todos os dias a mídia nos trás noticias sobre a economia no Brasil e no mundo. Um exemplo disso foi o que o Jornal Estadãonoticiou no último dia 06 de setembro do corrente ano:

Brasil tem 5ª maior inflação do G-20

Entre as 20 mais poderosas economias do mundo, o Brasil ostenta hoje a quinta maior inflação medida em 12 meses – 6,09%, conforme divulgou o IBGE nesta sexta-feira. O índice nacional fica atrás apenas dos 25,0% da Argentina; dos 10,8% da Índia; dos 8,6% da Indonésia; e dos 6,4% de África do Sul eRússia.
O Brasil tem somente a 56ª economia mais competitiva do mundo atualmente, após perder oito posições em ranking divulgado neste ano. Para Carlos Rodofolfo Schneider, coordenador do Movimento Brasil Eficiente, a inflação nacional explica em grande parte o atual momento.
“E o que explica essa inflação são os grandes gastos do governo, que investe pouco”, diz ele.
De acordo com o empresário,a atual política econômica expansionista dos últimos anos mantém nas alturas o custo Brasil – termo empregado para os estraves estruturais, burocráticos e econômicos que encarecem o investimento no País.
Com a inibição do investimento em infraestrutura e logística, diz ele, a produtividade também cai. E, caindo a produtividade, consequentemente, um país não tem como competir de igual para igualcom as demais economias.
“Entramos num clico ruim que mina a competitividade nocional”, afirma Schneider. “E a inflação está na ponta desse processo.”
Mas a inflação, por si só, não diz nada. Caso um país consiga crescer com altos índices de preços, ela não pesa tanto assim – diz Samy Dana, professor da Fundação Getulio Vargas. Mas, como lembra, a inflação no Brasil hoje é quase três vezes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • produção textual interdisciplinar individual
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
  • produção textual interdisciplinar individual
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!