Produção de bioetanol

Páginas: 17 (4159 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2013
1. O que são motores Ciclo Otto? Como é o seu funcionamento?
Motores Ciclo Otto são equipamentos de combustão interna, com 4 estágios. Funcionamento do ciclo otto: O motor de combustão interna é uma máquina que absorve ou admite o ar da atmosfera, o combustível do tanque, une estes dois elementos formando a mistura proporcional de ar mais combustível o mais ideal possível e comprime a mesmaem um local denominado câmara de combustão. Depois que esta mistura está comprimida pelo pistão na câmara de combustão o sistema de ignição, sincronizado com o motor, gera uma centelha elétrica nas velas que estão rosqueadas dentro da câmara inflamando a mistura, gerando uma explosão e consequentemente um deslocamento de massa empurrando o pistão para baixo e gerando força, torque e movimentorotativo. Quando este processo ocorre é finalizado com a expulsão dos gases queimados para fora do motor. 

2- Segundo a RESOLUÇÃO ANP Nº 36, DE 6.12.2005, que estabelece as especificações do Álcool Etílico Anidro Combustível (AEAC) e do Álcool Etílico Hidratado Combustível (AEHC) comercializados pelos diversos agentes econômicos em todo o território nacional, defina os seguintes itens:
a) Álcooletílico hidratado combustível
o AEHC é mistura hidroalcóolica com teor alcoólico mínimo de 92,6° INPM. 

b) Álcool etílico anidro combustível
o AEAC é composto quase nenhuma porcentagem de água livre e teor alcoólico com 99,3° INPM. 

c) De acordo com a tabela de especificações do AEAC e do AEHC da mesma resolução, qual a quantidade de água aceitável em cada tipo de etanol.
AEHC = 6,2% - 7,4% 
AEAC= 0,6% 
 
3- Defina os seguintes tópicos relacionados às propriedades combustíveis do etanol e da gasolina e faça uma comparação entre os dois combustíveis.
d) Octanagem
Octanagem é a capacidade que o combustível tem, em resistir a altas temperaturas na câmara de combustão, sem sofrer detonação. A detonação, também é conhecida como batida de pino, e pode destruir o motor. Quanto maior aoctanagem, maior será a resistência à detonação. 

e) Poder calorífico
Poder calorífico é a quantidade de calor emitido pela combustão completa de um combustível. O baixo poder calorífico é uma das desvantagens do etanol, pois provoca o aumento do consumo. O álcool, por conter oxigênio na molécula, tem um poder calorífico menor que o da gasolina, uma vez que o oxigênio (34,7% do peso molecular do etanolé oxigênio) aumenta o peso molecular, mas não produz energia. Isto explica a menor km/l de um motor a álcool em relação ao mesmo motor a gasolina. 

f) Ponto de fulgor
O ponto de fulgor é a temperatura a partir da qual pode haver uma quantidade suficiente de combustível vaporizado a ponto de gerar uma reação em cadeia (explosão).
Ponto de fulgor do etanol – 13°C 
Ponto de fulgor da gasolina --40°C 
Não é possível haver combustão do etanol abaixo dessa temperatura. É necessário utilizar gasolina para partida a frio em motores a etanol em climas frios. O oxigênio presente na molécula de etanol faz com que a força de coesão entre as moléculas seja maior do que as da gasolina (maioria apolares). 

g) Calor de vaporização
Calor de vaporização é a energia necessária para que um mol de umelemento ou de uma substância que se encontra em equilíbrio com o seu próprio vapor, a pressão de uma atmosfera, passe completamente para o estado gasoso. 
* Etanol – 0,744MJ/L 
* Gasolina – 0,325MJ/L 
A energia para vaporizar é conseguida através do calor do motor, que também aquece o coletor. Porém, ao se vaporizar, o combustível diminui a temperatura do coletor, pois está "roubando" energia. Oetanol absorve mais que o dobro de energia, o que leva a uma redução da temperatura do coletor (responsável pela vaporização da mistura de combustível e ar e a distribuição uniforme dessa mistura pelos cilindros). 

h) Relação ar/combustível estequiométrica
A proporção estequiométrica é a relação de ar utilizada para cada parte de combustível:  
* Proporção estequiométrica do etanol –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • producao de bioetanol e biodisel
  • Produção de bioetanol de segunda geração
  • Desenvolvimento de Processos para produção de bioetanol a partir da biomassa de palha com levedura
  • Bioetanol
  • bioetanol
  • Bioetanol
  • Bioetanol
  • Bioetanol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!