Processos por processos

328 palavras 2 páginas
1. A partir de definições e aplicações para o conceito de processo empresarial, comente o que é: redesenho de processos; organização por processos e gestão por processos.

Redesenho de processos:
Visa à implementação das melhores práticas com o objetivo de alterar os processos, para que o mesmo possa atender a um propósito o qual ele não está atendendo plenamente.

Organização por processos: elas priorizam as funções (áreas “verticais”) em detrimento dos processos essenciais e exageram na divisão de tarefas, pois adotam o critério da otimização do funcionamento das áreas funcionais, o que leva à hiperespecialização. Que pressupõe que as pessoas trabalhem de forma diferente. Em lugar do trabalho individual e voltado a tarefas, a organização por processos valoriza o trabalho em equipe, a cooperação, a responsabilidade individual e a vontade de fazer um trabalho melhor.

Gestão por processos:
Administrar recursos com uma visão integrada.

2. Quais as vantagens da gestão por processos sobre modelos tradicionais? Apresente argumentos objetivos e critérios que possam orientar a decisão das empresas pela mudança da sua maneira de organizar.

As vantagens seriam pelo fato de empregar objetivos externos, os empregados e recursos são agrupados para produzir um trabalho completo e a informação segue diretamente para onde é necessária, sem o filtro da hierarquia.
Muitas vezes, a gestão das empresas ocorre de acordo com as idéias e os procedimentos antigos, típicos das organizações funcionais, mesmo quando elas estão querendo se organizar por processos. Outras vezes, as pessoas tentam administrar suas empresas por processos (inclusive com o emprego de sistemas informatizados especificamente projetados para isso) sem, no entanto, estruturá-las da maneira adequada. Os resultados, em ambos os casos, não são os melhores que se poderia pretender obter por causa da incompatibilidade entre modelo de gestão e modelo organizacional.

Relacionados