Processo, que processo?

Páginas: 6 (1360 palavras) Publicado: 27 de março de 2014

PROCESSO, QUE
PROCESSO?
Questões sobre o texto “Processo, que processo?”


Gestão de Empresas e Empreendedorismo
Análise e Desenvolvimento de Sistemas UFPR

Respostas:
1. É um novo entendimento que dizque o negócio precisa focar aquilo que pode ser feitopara agradar aos clientes externos. Também, equilibrar o que é rentável para uma empresa a fim de não quebrá-la agradando aosclientes. Tendo maior eficiência na obtenção dos produtos, melhor adaptação a mudança e maior capacidade de aprendizado.
2. Pode ajudar na identificação de processos essências a empresa. Envolvendo pessoas, clientes, empregadores e finança.
3. Uma sequencia de atividades para realizar ações.
4. O trabalho em uma universidade muitas vezes não é muito visível. Usando muito a rede de computadores paraarquivar, gerar, enviar, anexar arquivos entre outros. Assim, dificultando visualizar o deslocamento do trabalho sendo realizado.
5. Processos auxiliares apoiam o funcionamento adequado dos processos primários, focando na organização, orientando a integração organizacional. Já os processos de negócios são ligados a essência do funcionamento da organização. Tem suporte do sistema informatizado. Seubom desempenho é crítico para o resultado da empresa.
6. Um exemplo é o pessoal da Belofio, uma empresa industrial paulista fabricante de fios e malhas de algodão, por exemplo, levou 15 dias para entender seu processo essencial principal. Eles conseguiam identificar de imediato o processo fabril de fabricação dos fios e malhas, mas o processo essencial de atendimento dos pedidos dos clientes sófoi bem compreendido depois de inúmeras reuniões com os participantes das diversas áreas funcionais da empresa.
7. Os clientes são o foco e estão no centro das organizações por processos, o objetivo final dessas empresas é oferecer ao cliente mais valor, de forma rápida e eficiente, também, com um custo mais baixo.
8. O cliente avalia naquilo que deseja uma maior rapidez, qualidade e conforto.9. Porque são as pessoas que geram os lucros da empresa. Esses, são a chave do processo. Querem satisfação, qualidade, eficiência e rapidez.
10. Depende do que o cliente deseja, a avaliação é difícil pois existem os componentes emocionais e irracionais. O cliente avalia além do produto, avalia e soma o valor final a qualidade, eficiência, rapidez e atendimento.
11. Organogramas não sãoeficientes e não devem ser usados para análise de processos, pois não demonstram o resultado de como é na prática.
12. Não se trata de uma estrutura matricial, embora existam relações de dupla subordinação nas organizações por processos.A organização de uma empresa por processos pode ter a aparência de uma estrutura funcional, com áreas funcionais bem definidas, mas com processos operando efetivamente deforma ortogonal (na horizontal).
13. A horizontalização é retirar a confiança dos processos e depositá-la nas pessoas.
O processo de horizontalização é sempre uma quebra de paradigmas. Ao tempo em que descentraliza, desburocratiza, reduz níveis hierárquicos e delega, deve buscar reforço na interação interpessoal, baseada na comunicação direta e no estabelecimento de níveis crescentes deconfiança.
14.PCE- A empresa centraliza suas prioridades, ações e recursos nos seus processos essenciais (ou de negócio). Já os processos de negócios são aqueles que caracterizam a atuação da empresa e que são apoiados por outros processos internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo.
15. Processos essenciaisna gestão das empresas vai da identificação e definiçãodesses processos, passa pelo aperfeiçoamento de tais processos, pela priorização deles na gestão da empresa como um todo e chega até a redefinição da estrutura organizacional e do funcionamento da empresa em função dos seus processos básicos.
16. No modelo da abordagem de chaminés, os processos precisam atravessar as fronteiras entre as chaminés funcionais, com sensível perda de tempo, qualidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo, que processo?
  • Processos por processos
  • Processo, o que é Processo?
  • Processos que processos?
  • Processos
  • processos
  • Processos
  • processo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!