Processo empreendedor

Páginas: 8 (1810 palavras) Publicado: 18 de maio de 2014
Processo Empreendedor
O empreendedorismo surge em consequência dos avanços tecnológicos, e são os empreendedores que estão abrindo novos horizontes culturais e comerciais, globalizando e renovando conceitos econômicos, criando empregos e gerando riqueza para a sociedade.
Os empreendedores são apaixonados pelo que fazem, inovadores e não se contentam em ser mais um na multidão, desejam serreconhecidos e admirados pelo seu trabalho.
Estados Unidos e alguns países da Europa são grandes exemplos a seguir de compromisso com empreendedorismo, pois possuem iniciativas governamentais e organizações privadas que encorajam e apoiam os empreendedores, convictos de que seu poder econômico depende desses futuros empresários e seus empreendimentos.

Empreendedorismo no Brasil
Na década de 90foram criados Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que dá ao pequeno empresário todo o suporte necessário para iniciar sua empresa e ajuda a resolver problemas pontuais de seu negócio; e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) criado no intuito de levar empresas de software do país ao mercado externo, proporcionando capacitação em gestão e tecnologia aoempresário de informática.
Segundo estudos existem duas definições de empreendedorismo:
- De oportunidade: onde é planejada a criação da empresa visando lucros, geração de empregos e riqueza.
- De necessidade: onde o empreendedor si vê sem opção por estar desempregado e sem alternativas de trabalho, normalmente são criados informalmente e sem planejamento. Muitos fracassam rapidamente e semgerar desenvolvimento econômico.

Surgimento do empreendedorismo
A palavra empreendedor(entrepreneur) tem origem francesa e significa aquele que assume riscos e começa algo novo.
Na Idade Média, o termo empreendedor era utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. No século XVII o empreendedor começou a assumir riscos, estabelecendo acordo contratual comcapitalista. Mas só no século XVIII foram diferenciados capitalista (aquele que fornece o dinheiro) e empreendedor (aquele que assume riscos).
Desde finais do século XIX e até hoje os empreendedores são confundidos com administradores. Todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter sucesso, mas nem todo administrador é um bom empreendedor.



Conceito do empreendedorismo
É oenvolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades. O empreendedorismo envolve a criação de algo novo, de valor, requer devoção, comprometimento de tempo e esforço para fazer a empresa crescer, assumindo-se riscos calculados.
O processo empreendedor possui 4 fases
1 Identificar e avaliar a oportunidade: é a parte mais difícil, muitos dizem queé questão de sorte o encontro da competência com a oportunidade.
2 Desenvolver o plano de negócio: pode ser o mais complicado para iniciantes.
3 Determinar os recursos necessários é consequência do planejamento de negócio, já capta-los se pode fazer por meio de empréstimos financeiros ou por capitalistas.
4 Gerenciar a empresa criada: o empreendedor põe em prática seu estilo de gestão,reconhece suas limitações, recrutando profissionais que lhe ajude a gerenciar a empresa e minimize os problemas, identificando o que é prioridade para seu negócio.

Identificando oportunidades
Não importa que a idéia seja ou não única, o importante é como o empreendedor utiliza transformando-la em um produto ou serviço que traga crescimento para sua empresa. Já as oportunidades são únicas, pois oempreendedor pode esperar durante anos para aproveitar a oportunidade se destacando de seus concorrentes.
Deve-se procurar criar negócios em áreas de conhecimento do empreendedor, facilitando assim o seu desenvolvimento, primeiro vem a paixão pelo negócio, e ganhar dinheiro será consequência.
Os empreendedores de sucesso estão sempre atrás de novas idéias e oportunidades de negócio, são curiosos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O processo empreendedor
  • O Processo Empreendedor
  • Processo Empreendedor
  • Processo empreendedor
  • Processo empreendedor
  • Processo empreendedor
  • O processo empreendedor
  • O Processo Empreendedor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!