Processo de Forjamento e Lamaninacao

Páginas: 7 (1648 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Forjamento
Processo semelhante à conformação, diferenciado pelo fato de que este acontece por impacto. A matéria-prima é colocada na parte inferior do molde, então a parte superior desce em alta velocidade e atinge a matéria-prima.
A rápida deformação plástica do material beneficia as propriedades mecânicas da peça, gerando encruamento superficial.
Lembrando processo muito utilizado nacaldeiraria.
Forjamento é o nome genérico de operações de conformação mecânica efetuadas com esforço de compressão sobre um material dúctil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho.
Dependendo do tipo de processo adotado no forjamento, pode-se gerar mínima perda de material e boa precisão dimensional. Diversas técnicas produtivas são adotadas para seconseguir forjar peças e melhorar as características metalúrgicas, algumas dessas técnicas são milenares, com baixo grau tecnológico, caros e demorados e outras técnicas são de ultima geração. Nestas técnicas mais modernas é comum o uso de programas computacionais complexos, que proporcionam ganho de tempo e redução de desperdício de energia e material, conhecidos como CAD/CAM.
CARACTERISTICAS

Oprocesso de forjamento pode ser classificado quanto à temperatura de trabalho, ou seja, o material a ser conformado é ou não previamente aquecido a uma determinada temperatura e quanto ao método de aplicação da carga. Quanto a temperatura.
Conformação apos o aquecimento (a quente) permite grandes deformações, menores valores de esforços, boa precisão dimensional.
Conformação sem aquecimentodeformações limitada necessita maiores esforços mecânicos, ótima precisão.

Temos três tipos de Forjas:
Forja Pesada:
Trata-se de prensas de enormes proporções, que exigem elevado número de operadores, além de uma mão de obra especializada, motivos pelos quais são apropriadas apenas para produção de peças de grandes dimensões para uso bastante específico. A força das prensas utilizadas em forjapesada varia entre 3000 e 15000 toneladas. Uma prensa de 6000 toneladas pode estirar lingotes com cerca de 2,5 m de diâmetro e 120 toneladas.
Forja Média:
As ferramentas da forja média são as prensas de forjamento de 1000 a 1500 toneladas. Diferem das forjas pesadas por suas dimensões reduzidas e maior rapidez de trabalho. Podem dar de 30 a 150 golpes por minuto conforme sua capacidade.
Forja depequeno porte:
Dividido basicamente em estampagem e prensas mecânicas horizontais. A estampagem consiste na conformação através de choques ou na aplicação de pressão sobre o metal contra uma matriz entalhada.
Temos dois tipos de metodos usados para o forjamento, sao eles:
Forjamento por impacto- Metodo preferido para “shapeamento” do material é feito através da aplicação de uma pressãoinstantânea em uma área relativamente pequena. O martelo pode ser acionado por ar comprimido ou hidraulicamente. Este tipo de forjamento produz uma grande variedade de “shapes” e tamanhos.











Forjamento por pressão- Nesse tipo de método uma pressão continua e devagar é aplicada na área a ser forjada. Ela pode ser feita quente ou a frio. Estes tipos de operação podem ser divididos emforjamento em matriz aberta e forjamento em matriz fechada. O forjamento em matriz aberta pode ser utilizado em grandes forjamentos, onde podem ser necessárias sucessivas aplicações de força em diferentes partes da peça. Já o forjamento em matriz fechada proporciona as melhores condições de obtenção de peças totalmente isentas de qualquer alteração interna ou externa, devido a não destruição daestrutura do material e dado a pouca alteração do estado físico da matéria prima original durante a conformação. Pode se produzir pecas mais complexas pelo forjamento em matriz fechada do que pelo outro método.
Equipamentos usados
O equipamentos usados podem ser divididos em dois tipos o martelo de forjamento e a prensas.
Martelo- A peça mais comumente usada dos equipamentos de forja é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo de Forjamento
  • O processo de forjamento
  • Processos industriais Forjamento
  • Forjamento-Definição, Processo, Aplicação
  • defeitos no processo de forjamento
  • Processos de Conformação Mecânica: Estampagem e Forjamento
  • Forjamento
  • Forjamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!