Antropologia

Páginas: 3 (563 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Tema: “Sociedade Brasileira e Violência. A ação viciosa por excelência”, do texto “Ética e Subjetividade”, de Marilena Chauí.
A atividade constará de três partes:
1ª. Leitura prévia dessaspáginas(6,7 e 8 do texto).
2ª. Fazer um resumo de, no máximo, 15 linhas sobre o que entendeu da “Lei de Gerson” na sociedade brasileira.
A expressão “Lei de Gérson”, utilizada no dia a dia na sociedade atépelos mais jovens, ficou carimbada para o caso de quem gosta de levar vantagem em tudo. Ela originou-se a partir de um comercial antigo no qual o ex-jogador de futebol Gérson aparece empunhando umcigarro e dizendo: "Este é pra você que gosta de levar vantagem em tudo, Cerrrto?" 
Embora esse tipo de princípio seja bem antigo na sociedade brasileira, construído historicamente por meio de vínculoscom o coronelismo, paternalismo ou pela troca de simples favores, foi com a expressão Lei de Gérson que esse tipo de situação criou fama. E, assim, parece que jeitinho se tornou norma de convivênciana sociedade.
Segundo essa ideia, se algo pode dar errado, não tem problema, pois mesmo que der errado, a gente dá um jeitinho de fazer parecer certo. O fato é que a maioria do povo já se beneficioucom tal lei e ainda se gaba de ter se apropriado dela. Enraizada na cultura popular, virou sinônimo de levar vantagem acima de tudo, sem respeitar códigos éticos ou morais, em que os fins nãojustificam os meios.

3ª. Citar um exemplo desse modelo de ética na Engenharia.

“Para cair prédio tem que ter muito erro”, diz sindicato sobre obra

O desabamento do prédio de cinco andares e 30apartamentos na noite de segunda-feira (2) em Guarulhos, na Grande São Paulo, poderia ter sido evitado se houvesse fiscalização e denúncias sobre possíveis irregularidades. A opinião é do MP (MinistérioPúblico) e do Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Civil de São Paulo). A ocorrência não foi a primeira, e nem será a última, segundo os dois órgãos.
Em entrevista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o que é antropologia?
  • Antropologia
  • Antropologia
  • antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!