principais termos tecnicos

Páginas: 4 (898 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013

As úlceras de pressão, também conhecidas como úlceras de decúbito, escara ou escara de decúbito, são lesões de pele ou partes moles, que originam-se, basicamente, de isquemia tecidual prolongada.Esta, por sua vez, ocorre devido a qualquer posição que é mantida pelo paciente durante um longo período de tempo (comum em pacientes acamados), especialmente em tecidos onde há sobreposição de umaproeminência óssea, resultante da presença de pouco tecido subcutâneo nessas regiões do corpo.
Existem fatores que contribuem para o desenvolvimento destas úlceras, como a idade avançada, fricção,traumatismos, desnutrição, incontinência urinária e fecal, infecção, avitaminoses, umidade excessiva, pressão arterial e edema.
Os locais mais comumente afetados são a região sacral e os calcâneos, sendoque aproximadamente 60% das úlceras de pressão se desenvolvem na região pélvica ou abaixo desta.
As úlceras de pressão são classificadas em estágios. São eles:
Estágio I: quando a pele queencontra-se intacta sofre alguma alteração relacionada a pressão, apresentando algumas alterações como mudança de temperatura , mudança na consistência tecidual ou sensação de queimação ou coceira. Nosindivíduos de pele clara, pode apresentar-se sob a forma de eritema que não torna-se claro após a remoção da pressão. Em indivíduos de pele escura, apresenta-se como descoloração, manchas arroxeadas ouazuladas.
Estágio II: ocorre a perda parcial da pele que envolve a epiderme, derme ou ambas. Manifesta abrasão, bolha ou cratera rasa.
Estágio III: ocorre a perda da pele em sua espessura completa,envolvendo danos ou necrose do tecido subcutâneo que pode ser profundo, mas não atinge a fáscia muscular.
Estágio IV: ocorre a perda da pele na sua espessura total acometendo áreas extensas, ou danos namusculatura, ossos, bem como outras estruturas de suporte (como tendão e capsula articular).
A prevenção é a melhor solução para o problema. Primeiro deve ser avaliado o risco, considerando que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enfermagem principais termos tecnicos
  • termos tecnicos
  • Termos técnicos
  • Termos Técnicos
  • termos tecnicos
  • Termos Técnicos
  • termos tecnicos
  • Termos tecnicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!