Preparo e padronização de soluções

Páginas: 7 (1663 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

Bruna Fernandes; Elaine Marcos; Jonatan Maicon; Ramon Boebel; Sidnei Todt de Carvalho.
Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC; Instituto Superior Tupy – IST.
Engenharia Química – Turma 351 – Química Analítica Qualitativa

INTRODUÇÃO

Atualmente no mundo da química analítica, há um espectro variado de técnicas avançadas como cromatografia,espectrometria, espectroscopia e titulação. Dentre estas, a titulação se mostra como uma técnica simples e de baixo custo, resolvendo problemas e despertando discussões sobre sua validade, o que permite desafiar o conhecimento dos analistas na busca de equações químicas que possam interpretar o processo titulométrico, tais como: estequiometria, reação química, cinética, equilíbrio ou outras análisesque legitimem a titulação.
As titulações são baseadas em uma reação entre o analito e um reagente padrão conhecido como titulante. Em uma titulação volumétrica, a solução padrão é adicionada de uma bureta e a reação ocorre em frasco erlenmeyer. O ponto de equivalência química é visualizado pela mudança de cor de um indicador (SKOOG, 2008).
O conceito de solução se caracteriza em uma misturahomogênea de duas ou mais substâncias, sendo formado por um solvente e um soluto. O soluto é a substância presente em menor quantidade dispersa no solvente (LENZI, 2004).
As soluções padrão desempenham papel central nos métodos titulométricos de análise. Segundo Skoog “A solução padrão ideal apresenta algumas características como, ser suficientemente estável, reagir rapidamente com o analito, reagirde forma mais ou menos completa com o analito para que o ponto de equivalência possa ser obtido satisfatoriamente e sofrer uma reação seletiva com o analito para que possa ser descrita por uma reação balanceada”.
Em uma padronização, a concentração de uma solução volumétrica é determinada pela sua titulação contra uma quantidade cuidadosamente medida de um padrão primário - composto ultrapuro, ousecundário - composto cuja pureza pode ser estabelecida por análise química, ou volume exatamente conhecido de outra solução padrão (KOTZ & TREICHEL, 2005).
Introduzir o conceito de concentração de soluções, preparar soluções pelo método da diluição de ácidos e bases, padronizar as soluções diluídas, utilizar indicadores ácido-base para indicar o ponto de equivalência numa titulação edominar a técnica de titulação englobam os requisitos desta aula prática.

MATERIAIS E MÉTODOS

MATERIAIS

* Ácido clorídrico 37 %;
* Ácido oxálico 0,1M;
* Água deionizada;
* Balança analítica;
* Balão volumétrico de 100 mL;
* Bastão de vidro;
* Becker de 250 mL;
* Bureta de 50 mL;
* Cálice;
* Erlenmeyer de 100 mL;
* Espátula;
* Garra metálica;
*Hidróxido de sódio 97 %;
* Indicador fenolftaleína;
* Pipeta graduada de 1 mL;
* Pipeta graduada de 5 mL;
* Pêra;
* Suporte universal.

MÉTODOS

No momento inicial da aula prática, observaram-se as informações contidas no rótulo dos frascos que contém hidróxido de sódio e ácido clorídrico com o propósito de obter o grau de pureza dos reagentes. Posteriormente, calculou-se ovolume de ácido clorídrico e a massa de hidróxido de sódio, necessários para o preparo de 100 mL das respectivas soluções aquosas 0,1M.
Para o preparo da solução da base, pesou-se na balança analítica um valor próximo ao calculado de hidróxido de sódio 97 %, adicionou-se uma pequena quantidade de água destilada ao béquer e com o auxílio de um bastão de vidro agitou-se cuidadosamente o soluto atéobter sua completa dissolução. Em seguida, transferiu-se a solução para um balão volumétrico de 100 mL. Com água deionizada realizaram-se lavagens do Becker, transferiu-se o soluto para o balão volumétrico e completou-se com água deionizada até a marca que indica o seu volume. Na sequência, fechou-se e agitou-se por 20 vezes o balão volumétrico e identificou-se a respectiva vidraria com nome e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Preparo e padronização de soluções
  • Preparo e padronização de soluções
  • Preparo e padronização de soluçoes
  • Preparo e Padronização de Soluções
  • Preparo e padronização de soluções
  • Preparo e padronização de soluções
  • Preparo e Padronização de Soluções
  • PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!