Pratica de Ensino

Páginas: 8 (1937 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014



UNIP – Universidade Paulista – Campus Sorocaba
Instituto de Ciências da Saúde
Disciplina de Prática de Ensino




RESENHAS CRÍTICAS E INTERATIVIDADES



Supervisão: Raquel Hashimoto

Sumário


2.1. Resenha Crítica: “Seremos sempre responsáveis pelos nossos atos...”
2.2. Interatividade – Questões
3. TEXTO - Pipocas da vida
3.1. Resenha Crítica: Tudo ao seu tempo
3.2.Interatividade – Questões





1. TEXTO - Faça parte dos 5%
Certa vez, tivemos uma aula de Fisiologia na escola de Medicina, logo após a Semana da Pátria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral. Nosso velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria tertrabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu? Que nada. Com certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não adiantou. Ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa.
Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já presenciei.
— Prestem atençãoporque eu vou falar isso uma única vez, disse, levantando a voz, e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala. E o professor continuou:
Desde que comecei a lecionar isso já faz muitos anos, descobri que nós, professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que, de cada 100 alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferençano futuro; apenas 5 se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95 servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. O interessante é que esta porcentagem vale para quase tudo no mundo. Se vocês prestarem atenção, notarão que, de 100 professores, apenas cinco são aqueles quefazem a diferença; de 100 garçons, apenas cinco são excelentes; de 100 motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais. E podemos generalizar ainda mais: de 100 pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais. É uma pena muito grande não termos como separar esses 5% do resto, pois, se isso fosse possível, eu deixaria apenas esses alunos especiais nesta sala e colocaria os 95%restantes para fora, e então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo à noite, sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente, não há como saber quais de vocês são esses 5% de alunos especiais. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para esses alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelos 95%restantes. Claro que cada um de vocês sempre.


1.1. Resenha Crítica: Exemplos presentes
Este texto teve importância primordial em nossas aulas, pois enquanto à professora fazia a leitura do texto muitos alunos a ignoravam, sem o mínimo de respeito. Muitos alunos nem olhavam na folha para acompanhar a leitura, enquanto outros falavam num tom abusivo, e riam de assuntos absurdos que nãofaziam parte da aula.
Fiquei indignada! O texto serviu como uma tapa na cara dessas pessoas e elas simplesmente não se importaram.
Fiquei pensando em como futuros educadores podem se comportar de tal maneira, eles preferem voltar sua atenção a assuntos chulos do cotidiano, a aparelhos eletrônicos e outras bobagens do que a uma aula tão importante que fará toda a diferença em nossa formaçãoprofissional e pessoal.
Faça parte dos 5% é um texto maravilhoso que deveria ser lido por cada cidadão, pois a falta de interesse esta em grande massa em nossa população e isso infelizmente estes acabam atrapalhando muitos, e isso me enoja, pois é muito egoísmo e o número é vergonhoso.




2. TEXTO - A folha amassada
Quando criança, por causa de meu caráter impulsivo, tinha raiva à menor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pratica do ensino
  • PRATICA DE ENSINO
  • pratica de ensino
  • Prática e ensino
  • PRÁTICAS DE ENSINO
  • Prática de ensino
  • Prática de ensino
  • Pratica de ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!