pratica de ensino

Páginas: 8 (1794 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
PRÁTICA DE ENSINO CURRICULAR –     PCC    - CIÊNCIAS SOCIAIS - RESUMO
 
 
Nesta disciplina, foi desenvolvido módulos que  possibilitam  compreender a realidade social e sua relação com a Educação, por meio do estudo de aspectos dos processos sociais presentes na produção e configuração do sistema operacional. A presença da Sociologia no currículo está intimamente ligada à democratização doacesso ao conhecimento científico com vistas ao incremento da discussão consciente, racional e bem fundamental do educador na realidade social.
É fundamental, também, a discussão sobre o papel do educador no atual contexto educacional, bem como alguns problemas educacionais brasileiros. O saber docente tem sua especificidade a partir do princípio de que é um oficio que exige uma capacitação que naverdade nunca se esgota. Além disso, o papel da escola cresceu e se modificou, exigindo ainda mais de todos os atores envolvidos no processo educativo. No que a Sociologia se aproxima da Educação? Essas e outras perguntas nos acompanham.
O objetivo desta disciplina é despertar ao aluno para discussões futuras a partir do embasamento teórico que essa ciência oferece e, sempre que possível, trazero debate para a realidade educacional brasileira. Para tanto sugere-se alguns textos de apoio, bem como atividades para auto avaliação etc.
Do que foi visto, pode-se concluir que existem várias culturas, várias sociedades, tem-se também mais de uma sociologia. Dentre essas várias sociologias da Educação, ciência que investiga a escola enquanto instituição social, analisando os processosenvolvidos, assim como as demais sociologias “especializadas”. Tem como base as teorias sociológicas. O que importou neste módulo é que todas as transformações vividas, entendidas, como conjunto das várias “maneiras de transmitir e assegurar a outras pessoas os conhecimentos de crenças, técnicas e hábitos que um grupo social já desenvolveu a partir de suas experiências de sobrevivência.
Foi observado queo uso de alguns termos e/ou expressões fazem parte do corpo conceitual da Sociologia Geral e da Sociologia da Educação em particular, tais como processo social interação social, instituição social, sistema escolar, poder, status, papel social e outros. Podendo dizer que o processo social, básico para se entender a dinâmica da sociedade, que não é estática, quer dizer que não esta parada, más, pelocontrário, esta em constante movimento. Trata-se da maneira como os atores sociais se relacionam – ou não. É a comunicação que garante o ser  biológico se torne um ser social e sociável

 
 
PRATICA DE ENSINO CURRICULAR – PCC  -     LINGÚISTICA  - RESUMO
 
É impressionante como a língua escrita assumiu um papel importante e com caráter oficial na sociedade moderna. Não há mais avaliaçõesorais, nem nas escolas, nem em concursos públicos. Sempre que é necessário selecionar alguém, ainda que se facão entrevista, o peso maior fica por conta da produção escrita.
Parece que o homem esqueceu que a língua oral é a mais antiga e universal, Primeiro o homem falou, nos primórdios da civilização, depois escreveu. O mesmo acontece com as crianças: primeiro elas pronunciam palavras para depoistransformá-las em texto. Também sabemos que existem muitos povos que só tem a comunicação oral e nenhum registro escrito. Existe, na Lingüistica, um princípio que se chama prioridade da língua oral sobre a escrita, que defende exatamente tudo isso que foi dito neste módulo.
Acredita-se, porém que não é questão de uma ser mais importante do que a outra , más de igual valorização para os dois tiposde comunicação verbal. Tanto a fala quanto a escrita têm papéis relevantes em nossas vidas. Em certas ocasiões, a comunicação oral é mais valorizadas, como por exemplo, nas nossas situações diárias. Ninguém escreve uma carta para pedir para sair de vestido azul por exemplo. Em outros casos ocorre justamente o contrário, por causa da grande quantidade de e-mails, Orkut e assim por diante,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pratica do ensino
  • PRATICA DE ENSINO
  • pratica de ensino
  • Prática e ensino
  • PRÁTICAS DE ENSINO
  • Prática de ensino
  • Prática de ensino
  • Pratica de ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!