PRATICA DE ENSINO INTEGRA O ESCOLA E COMUNIDADE

Páginas: 10 (2415 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2015
 Unip
UNIVERSIDADE PAULISTA







2331b5b8-b8cb-4e4f-bce4-98e6433b03d4





ALUNOS:
Rafael da silva Martins RA: 1434309
Luciana pereira dos santos RA: 1407674
Vanessa de oliveira cachone RA: 1404330
POLO: Juina
CURSO: História
3 SEMESTRE























Autores:
Rafaelda silva Martins
Luciana pereira dos santos
Vanessa de oliveira cachone
Titulo:
Integração da Escola-Comunidade










Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de História, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática deEnsino: Integração Escola-Comunidade, ministrada pelo (a) Prof.(a): Ma. Raquel Bokums e Wanderlei Sérgio da Silva.





















SUMÁRIO

PRATICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE


INTRODUÇÃO
1- RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE
1.1- É preciso comunicar-se.
2- PROJETO INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE
2.1 O Projeto
3- CONSIDERAÇÕES FINAIS
4-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:INTRODUÇÃO

A educação é um projeto que exige a participação dos mais varia dos ‘grupos’ de uma comunidade. Mas, muitas vezes a sociedade não se dá conta e não participa ativamente do processo educacional. No mundo atual cada vez mais é imprescindível aos ambientes educativos essa integração.
A escola constitui-se como espaço plural e diversificado destinadoà servir a comunidade, amparado por um sistema ultrapassado e obsoleto que vem passando por uma série de dificuldades. Porém, em meio a este vasto campo de dificuldades existem práticas que buscam ir ao encontro das necessidades atuais. Muito tem se falado sobre a necessidade e importância da prática comunidade na escola.
Nos últimos anos propostas de participação de pais e da comunidadeescolar na gestão da escola se intensificaram. Nesta direção, podemos afirmar que a participação da comunidade na escola é uma prática indispensável para uma educação de qualidade.
Ancorada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na constituição de 1988 as escolas têm a obrigação de se articular com as famílias e os pais e a comunidade têmdireito a ter ciência do processo pedagógico, bem como de participar da gestão das escolas. Sabendo que os pais e a comunidade ainda não conhecem seus direitos e, por sua vez, não participam da vida escolar dos alunos, destacou-se a importância de implantar um projeto onde haja a participação de ambos nas atividades e eventos da escola, promovendo assim a integração da comunidade e escola.Conscientizar, estimular e buscar os mais variados meios para que a comunidade possa criar o hábito de participar da gestão escolar, percebendo o quanto a comunidade é importante no processo Ensino Aprendizagem do aluno, propor alteração no Projeto Político Pedagógico com o intuito de melhorar o processo ensino aprendizagem, criar momentos de integração entre pais, alunos e comunidade escolar, mostrando-lheso quanto eles são importantes na vida escolar de seus filhos.
A prática de ensino Integração Escola-Comunidade é na verdade uma pesquisa de campo, onde nós Futuros professores podemos investigar mais a fundo funcionamento e metodologia das escolas da comunidade à qual estamos inseridos. Como as demais práticas que foram solicitadas nas etapas; A primeira foi a investigação da escola: Endereço,aspectos físicos, organizacionais, ETC; A segunda a elaboração de um projeto pedagógico a partir das necessidades por mim diagnosticadas, projeto é sem a obrigatoriedade de aplicação. Esta é a segunda Etapa da prática de ensino Integração Escola-Comunidade.

1- RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE

A participação efetiva da comunidade na gestão escolar é um dever e de responsabilidade da escola. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pratica de Ensino Integração Escola e Comunidade
  • Praticas de ensino, integração escola e comunidade
  • Pr Tica De Ensino Integra O Escola Comunidade
  • A ESCOLA E SUA INTEGRA O COM A COMUNIDADE
  • Projeto de Integra o Escola e Comunidade
  • Integra O Escola E Comunidade
  • Pr Tica De Ensino Integra O Escola Comunidade 1 Postagem
  • Pratic DE ENSINO ESCOLA E COMUNIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!