Rucuperação de nascentes no município de Morrinhos

2364 palavras 10 páginas
Resumo

O presente trabalho tem como finalidade apresentar as reais necessidades de se fazer um Projeto Político Pedagógico e ao mesmo tempo mostrar quem são os agentes responsáveis pela construção do mesmo.
Serão abordados assuntos como quais são os componentes necessários para que ocorram as reais mudanças, obtendo as transformações desejáveis previstas no Projeto Político pedagógico.
Na escola é onde ocorre à educação e o trabalho não pode ser feito sem planejamento, ou seja, improvisado. O Projeto Pedagógico quando bem elaborado possibilita mudanças nos resultados da educação. A direção da entidade deve ser liderança no processo de construção do projeto, porém todos devem participar e os trabalhos devem ser desenvolvidos em sintonia com as diretrizes gerais da educação orientadas pelo governo.

Palavras-chave: realidade, melhoria, mudança, transformação, sucesso. Introdução
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a necessidade da elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico na escola. O referido projeto por sua vez é denominado como Projeto político pedagógico, proposta pedagógica, projeto pedagógico-curricular ou simplesmente projeto pedagógico que é o termo que iremos utilizar agora em diante.
Os termos referidos acima dão sentido de projetar, de lançar, de orientar de dar direção a uma idéia, a um processo pedagógico o qual é alicerçado em reflexões e ações do presente, o qual visa uma transformação para melhoria da educação.
Projetar significa representar por meio de projeção (Ruth, 2005, p.568).
A execução de um projeto pedagógico de qualidade deve, segundo Baffi, 2002: a) nascer da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem; b) ser exeqüível e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação; c) ser uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola, d) ser construído

Relacionados