PORTIFÃ LIO 4Â SEMESTRE UNOPAR grupo

2130 palavras 9 páginas
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL.....................................................4

3 A REFLEXIÇAO DA ÉTICA NO SERVIÇO SOCIAL.................................................4

4 O POSICIONAMENTO DO PROFISSIONAL FRENTE À POLÍTICA DA SAUDE....6

CONCLUSÃO..............................................................................................................9

REFERÊNCIA............................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO
Nesta pesquisa abordará a importância e o posicionamento do profissional do serviço social na área de saúde para a população, e os desafios enfrentados no seu cotidiano, para executar as políticas sociais que são de sua competência contida no código de ética dos assistentes sociais.
Um dos princípios é o posicionamento da equidade e justiça social que assegure universalidade de acesso a bens e serviços.
Competência, conhecimentos e criatividade precisam andar juntos com os profissionais de serviço social, para poderem ter resultados positivos em suas atuações que venham a executar.
Os assistentes sociais estão desafiados a encarar a defesa da democracia. O grande desafio para o serviço social é conseguir concretizar o seu projeto ético político comprometido com a saúde dos trabalhadores e ter a participação da população.
A aproximação dos assistentes sociais com os usuários é uma das condições que permite impulsionar ações inovadoras no sentido de reconhecer e atender as reais necessidades dos segmentos subalternos.

2 HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Inicialmente, o Serviço Social no Brasil teve um cunho caritativo e beneficente com a participação ativa da igreja e da sociedade civil na criação das escolas de Serviço Social e no atendimento aos necessitados.
Contudo, em 1960 o Serviço Social sofreu uma reconceituação dos seus princípios deixando de ser

Relacionados